Destinação correta de asfalto contribui para evitar contaminação do solo

BRK destaca ação como parte do seu compromisso em preservar meio ambiente e melhorar a saúde da população.

Destinação correta de asfalto contribui para evitar contaminação do solo

A palavra inovação está associada à criação de algo novo e refere-se a uma ideia, um método ou um objeto criado. É um processo transformador que promove a ruptura de paradigmas, mesmo que de maneira parcial, impactando positivamente a qualidade de vida e o desenvolvimento humano.

No saneamento, os processos inovadores trazem diversos benefícios e, por meio da série Inovação, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, tem apresentado casos em que isso é aplicado em suas unidades, proporcionando benefícios à população.

Um exemplo é a destinação correta de resíduos, que tem como objetivo reduzir a quantidade do que é enviado aos aterros e o reaproveitamento de materiais que são parte do cotidiano da concessionária.

De janeiro a março deste ano, a BRK realizou em média o atendimento de 120 ordens de serviços de manutenções em redes de água e esgoto – nas quais foi necessário realizar a retirada do asfalto para executar os serviços. Diante disso, foram 545 metros de capa asfáltica retirados e que seriam destinados para um aterro sanitário se não fosse a utilização de uma escavadeira específica, que tem a função de separar a terra do asfalto no momento das intervenções.

Com isso, a terra é encaminhada para o aterro sanitário e o asfalto direcionado para uma usina responsável por reciclá-lo ou descartá-lo conforme prevê a legislação.

O asfalto, se descartado incorretamente, pode contaminar o solo, prejudicando assim o meio ambiente e a saúde da população que reside próximo ao local de descarte. Por isso, é importante adotar medidas para evitar a degradação do solo e a propagação de doenças.

"A agenda ESG (sigla para Environmental, Social and Governance que, em tradução livre significa Ambiental, Social e Governança) faz parte da rotina da empresa e um dos compromissos, quando falamos dos aspectos ambientais, é adotar ações que contribuam com a preservação dos ecossistemas nos quais a gente atua, para evitar a perda da biodiversidade", explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK.

Nathalia Lopes Comunicação - Regional SP



Parceria entre BRK e PicPay segue oferecendo dinheiro de volta no pagamento das faturas de água e esgoto
Cashback de até 15% para o pagamento parcelado das contas de água e esgoto por meio do aplicativo

Retomada no início de abril, a ação entre a plataforma PicPay e a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, segue beneficiando os clientes e oferecendo cashback no pagamento das faturas, além de outras vantagens e facilidades para quem quitar suas contas pelo aplicativo.

Nesta nova edição da campanha, que segue até o dia 30 de junho, os clientes que realizarem o pagamento parcelado das faturas BRK pelo PicPay podem receber até 15% de cashback, com um limite de R$ 700,00.

Esse benefício é válido para o parcelamento das contas em 12 vezes pelo cartão de crédito. No caso da opção entre 6 e 11 parcelas, o cashback é de 8% e para o pagamento parcelado de duas a cinco vezes, o cliente recebe 5% de volta. Para ter acesso às vantagens, os clientes devem utilizar o cupom?BRK2023. O valor promocional não é cumulativo, devendo ser utilizado em uma única compra.

"A BRK tem o compromisso de otimizar e facilitar a vida dos clientes por meio de grandes parcerias. A plataforma, além de favorecer o cliente, permite que o cashback recebido seja utilizado no pagamento da próxima fatura ou em outras utilidades do aplicativo", explica Wilson Feliciano, coordenador comercial da BRK em Porto Ferreira.

?Confira o passo a passo para realizar o pagamento na plataforma:?

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- Baixe o aplicativo nas lojas de aplicativo Google Play ou App Store;?

- Faça o cadastro seguindo os passos demonstrados na tela inicial do PicPay;?

- Após o login efetuado, selecione a opção "Pagar conta";?

- Escolha entre ler ou digitar o código de barras manualmente. Em caso de faturas digitais, basta copiar o código de barras e selecionar a segunda opção;?

- Confira o valor na tela e toque em "Próximo";?

- Confirme os dados bancários, sua forma de pagamento, a quantidade de parcelas e toque em "Pagar".??

Caso o pagamento seja aprovado imediatamente, o comprovante fica disponível no aplicativo. Em situações em que for necessária a análise de segurança do cartão de crédito, o cliente deverá aguardar o e-mail e/ou notificação do PicPay.?

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Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h; pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas; ou ainda pela agência virtual minhabrk.com.br.

Tainá Marchi - Comunicação – Regional SP

BRK finaliza obras da ETA Corrêa-Porto e inicia fase de limpeza e testes da nova adutora de Porto Ferreira

Previsão é que a nova rede comece a abastecer 17 bairros da cidade e beneficiar 15 mil pessoas na primeira semana de maio

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, finalizou na última semana as obras de implantação da nova adutora de água tratada ETA Corrêa-Porto. Os 1.700 metros de rede, assim como blocos de ancoragem e caixas de ventosas e de descarga, foram concluídos em 124 dias de trabalho, dentro do prazo previsto pela empresa. A partir desta terça-feira (25), inicia o comissionamento da rede para que a adutora possa entrar em operação no mês de maio.

A nova adutora, ETA Corrêa-Porto, começou a ser implantada na segunda quinzena de dezembro de 2022 e, apesar das condições climáticas desfavoráveis do início de ano, avançou dentro do ritmo previsto nos três trechos em que foi dividida. Assim, todas as fases atenderam ao cronograma estabelecido.

A partir desta terça-feira, a rede passará por três ações necessárias antes de ser abastecida em definitivo para levar água tratada até os imóveis de cerca de 15 mil pessoas, que residem em 17 bairros diferentes da cidade. Uma das ações será a limpeza da tubulação com o chamado descarte controlado. Nesta etapa, sobras de materiais provenientes do aterro que podem ter entrado nos tubos durante a instalação serão eliminadas.

Outra fase é a de desinfecção da rede com a aplicação de hipoclorito, produto químico regulamentado pelas autoridades sanitárias e que tem como objetivo garantir a eliminação de qualquer bactéria ou agente contaminante que persista na tubulação mesmo após a etapa de limpeza.

Nesta etapa, a adutora é mantida abastecida e em repouso com a substância química agindo por determinado tempo. Depois, uma nova descarga controlada é feita para eliminar todo o produto.

Outra ação necessária é o teste de estanqueidade, na qual a adutora é abastecida e mantida em carga. Com o uso de geofone, técnicos da concessionária passarão por todo o trecho da tubulação instalada para detectar vazamentos que necessitam de reparo antes que a rede passe a operar.

A expectativa é que os procedimentos sejam concluídos até sexta-feira (28), e que a ETA Corrêa-Porto seja liberada para entrar em operação ainda na primeira semana de maio.

Uma adutora moderna para 15 mil pessoas

A nova tubulação, implantada desde o viaduto Tancredo Neves, na rua Francisco Prado, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), na área central, é composta por PVC DeFoFo com 300mm de diâmetro. O material é moderno e tem como uma das características o baixo efeito de incrustação, algo que reduz significativamente a possibilidade de entupimentos e, por consequência, de rompimentos.

"A nova adutora faz parte de um pacote de melhorias da BRK para Porto Ferreira e, com ela, pretendemos renovar o sistema de abastecimento de água da cidade. Trata-se de uma rede moderna e capaz de manter a oferta de água tratada em quantidade e na pressão ideal nas torneiras das residências destes 17 bairros que o sistema vai atender", destaca Analice Carvalho, gerente de engenharia da concessionária.

Informações e canais de atendimento

Todas as notícias relacionadas à obra da nova adutora ETA Corrêa-Porto, assim como as demais ações da BRK na cidade, podem ser acompanhados pelo site da empresa e nos perfis da concessionária nas redes sociais.

Para solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza o telefone 0800 771 0001, 24 horas. E ainda, o WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.

Cristian Barbosa - Comunicação – Regional SP