Autoridades se reúnem para discutir segurança nas escolas de São Carlos e região

Diretoria de Ensino e SEDUC promovem ações em conjunto para garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor.

Autoridades se reúnem para discutir segurança nas escolas de São Carlos e região

Representantes da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Municipal se reuniram com a dirigente regional da Diretoria de Ensino, Débora Blanco, o Tenente Coronel Mussolini, o Capitão Gonçalves e o Sr. Bellonci para discutir estratégias de segurança nas escolas de São Carlos e região. A reunião teve como objetivo realinhar ações que garantam a segurança dos estudantes e profissionais da educação.

Com um total de 46 unidades estaduais em sete municípios, a Diretoria de Ensino e a SEDUC reforçaram a necessidade de união para melhorar a segurança nas escolas. Entre as ações imediatas discutidas na reunião, destaca-se o monitoramento conjunto das redes sociais, aprimoramento da comunicação pelo WhatsApp institucional entre Polícia Militar e diretores de escolas, prioridade nos atendimentos pelo canal 190, presença constante da Ronda Escolar nas escolas, monitoramento das câmeras de segurança integrado com a PM/SEDUC e também das câmeras externas das vias públicas no entorno das unidades.

As escolas serão orientadas a reforçar seus protocolos de segurança diariamente, podendo instalar concertinas com recursos de PDDE Paulista e portões eletrônicos, além de serem instruídas a manter uma conduta de alerta durante a rotina escolar. A Diretoria de Ensino em conjunto com a SEDUC também estará efetuando a chamada dos Agentes de Organização Escolar para fazer reposição de módulos.

Será promovida a formação constante dos profissionais através do programa CONVIVA, para criar uma escola acolhedora e que promova ações e projetos que disseminem a solidariedade e a paz. Também foi ressaltada a importância da participação das famílias no monitoramento das atividades e condutas de seus filhos, a fim de promover uma parceria constante para orientar e assegurar uma convivência harmoniosa em sociedade.

Com estas medidas em conjunto, espera-se aumentar a segurança nas escolas e criar um ambiente escolar seguro e acolhedor para os estudantes e profissionais da educação.