Nova adutora ETA Corrêa-Porto será interligada a reservatório na próxima segunda-feira, dia 3, em Porto Ferreira

Intervenção vai exigir o esvaziamento do centro de reservação, o que pode ocasionar oscilação no abastecimento por algumas horas na cidade

Nova adutora ETA Corrêa-Porto será interligada a reservatório na próxima segunda-feira, dia 3, em Porto Ferreira

Mais uma importante etapa das obras da nova adutora de água tratada ETA Corrêa-Porto foi programada para a próxima segunda-feira, dia 3, pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira. Nesta intervenção, a nova adutora será interligada ao reservatório chamado R1. A tubulação que abastecerá a nova rede será conectada a um equipamento denominado Link-Seal, que tem a função de vedante. Para que o trabalho seja realizado, o centro de reservação precisará ser esvaziado e, por isso, pode haver oscilação no abastecimento de água por algumas horas na cidade.

O Link-Seal, um vedante modular confeccionado em borracha, foi escolhido por se tratar de um método moderno e capaz de vedar o espaço entre a tubulação e a parede de concreto armado do reservatório de água de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de aguardar o tempo de secagem do concreto, por exemplo. A vantagem é que tão logo a instalação seja concluída, o centro de reservação já poderá reiniciar o armazenamento de água tratada e, em seguida, retomar o abastecimento da cidade.

Com o objetivo de causar o menor impacto possível à população, a ação foi programada para ter início às 20h da segunda-feira, dia 3 e tem previsão de ser concluída até as 2h da terça-feira, dia 4, justamente o período em que há o menor consumo de água em toda a semana. A estimativa é que o abastecimento seja normalizado até as 17h da terça-feira. A empresa, contudo, orienta os clientes a economizarem água durante o período, priorizando o uso para funções essenciais.

Interligação entre adutoras

A partir da quarta-feira, dia 5, uma nova etapa das obras será iniciada para a interligação da adutora ETA Corrêa-Porto a uma adutora já existente, na rua Francisco Prado, nas proximidades do viaduto Tancredo Neves. Esta fase inclui a construção de uma caixa de interligação e de blocos de ancoragem, além da abertura de uma vala para a travessia de redes. Essas ações devem acontecer até o dia 11, quando a interligação entre as adutoras deve ser concluída.

A interligação está programada para ter início às 21h do dia 11 e ser concluída até as 4h da madrugada do dia 12. Em função da atividade, pode haver oscilação do abastecimento nos bairros da zona leste da cidade, os mesmos que serão beneficiados com a melhoria dos serviços tão logo a nova adutora entre em carga. A expectativa é que o abastecimento seja normalizado até as 17h do dia 12.

Viaduto Tancredo Neves ficará interditado

Entre os dias 5 e 11 de abril, o viaduto Tancredo Neves permanecerá interditado e a rua Francisco Prado, fechada, com acesso apenas ao trânsito local. A medida é necessária para garantir a segurança de pedestres, motoristas e dos funcionários da concessionária, responsáveis pela execução do serviço.

Neste período, a orientação aos motoristas que normalmente utilizam o viaduto é para que adotem como rota alternativa a avenida Rudolf Streit. Para isso devem seguir pela rua Francisco Prado no sentido contrário ao viaduto, virando à direita na rua Dr. Djalma Forjaz, à esquerda na avenida Engenheiro Nicolau Forjaz e, em seguida, à direita na avenida Ângelo Ramos.

Todo o trecho de obras será devidamente sinalizado, mas a concessionária orienta os motoristas a redobrarem a atenção nas proximidades, em especial nas chamadas áreas de advertência, que incluem a avenida Nicolau Bruno e as ruas Francisco Prado, Dr. Djalma Forjaz e Francisco Gentil.

Avanços para o abastecimento de água

A nova adutora ETA Corrêa-Porto vai atender a uma população estimada em 15 mil pessoas que moram em 17 bairros da cidade. A conclusão das obras está programada para o mês de maio. Ao todo, a obra percorrerá um trajeto de 1,7 quilômetro de extensão.

Toda a tubulação instalada é confeccionada em PVC DeFoFo de 300 milímetros de diâmetro, um material moderno e que tem o baixo efeito de incrustação como uma de suas principais características. Na prática, isso significa menor possibilidade de entupimentos, que causam redução da pressão da água nas torneiras e, também, ocasionais rompimentos.

Para acompanhar as ações da BRK, assim como informações sobre as obras da nova adutora de água potável de Porto Ferreira, basta acessar o site da empresa e os perfis da concessionária nas redes sociais.

Para solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza o telefone 0800 771 0001, 24 horas. E ainda, WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.