Denúncia de possível erro na cobrança do IPTU gera manifestação em Porto Ferreira

Manifestantes protestam contra supostos erros na cobrança do IPTU em Porto Ferreira e pedem solução rápida

Denúncia de possível erro na cobrança do IPTU gera manifestação em Porto Ferreira

Uma denúncia protocolada na Câmara Municipal de Porto Ferreira gerou uma manifestação de cerca de 50 pessoas na última sessão legislativa. O cidadão que apresentou a denúncia acredita que há erros na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em alguns bairros do município.


Os manifestantes lotaram o plenário da Câmara, portando cartazes com dizeres como "IPTU só se for justo". O presidente da casa, Sergio, leu a denúncia em público e informou aos presentes que, segundo o regimento interno, apenas é permitido manifestar-se por meio de cartazes e presença no plenário, não sendo permitido falar.

Sergio afirmou que dará andamento ao acolhimento da denúncia, respeitando os prazos regimentais, mas que irá agilizar os procedimentos. Ele ainda se reuniu com um dos manifestantes acompanhado do vereador Marcelo Nery, em seu gabinete, para discutir o assunto.

Os manifestantes se retiraram do plenário e se reuniram no lado externo da Câmara. O representante Fábio Austen explanou os trâmites protocolares e afirmou que, apesar dos prazos a serem seguidos, o presidente da Câmara se comprometeu em dar um parecer na próxima semana.

Os manifestantes ainda estão indignados com o que acreditam ser cobranças abusivas do IPTU e a morosidade por um desfecho favorável. Existe um processo administrativo para impugnação da cobrança, e caso não seja revogado, existe um prazo legal para pedido de descontos, que logo se finda. Os contribuintes correm o risco de perder este prazo, o que irá agravar a situação dos moradores.