BRK realiza obra para dobrar capacidade de operação da Estação de Tratamento de Esgoto Fazendinha, em Porto Ferreira

Prevista para ser finalizada em dezembro de 2023, intervenção faz parte de um pacote de ações da concessionária para universalização do esgotamento sanitário no município

BRK realiza obra para dobrar capacidade de operação da Estação de Tratamento de Esgoto Fazendinha, em Porto Ferreira

A BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, realiza uma obra para dobrar a capacidade de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, localizada no Jardim Esperança. Prevista para ser finalizada em dezembro de 2023, a intervenção faz parte de um pacote de ações da concessionária para a universalização do esgotamento sanitário no município. Atualmente a obra conta com avanço de 12%.

"Trata-se de uma obra para modernização e ampliação da ETE que vai permitir aumentar a capacidade de tratamento dos atuais 88 litros por segundo para 133 litros por segundo, um incremento de 50%", destaca a gerente de engenharia da BRK, Analice Carvalho.

A intervenção contempla a reforma e ampliação do tratamento preliminar, a construção de um terceiro módulo de tratamento biológico, dos sistemas de preparo e dosagem de produtos químicos e de uma caixa divisora de vazão, a ampliação da estação de bombeamento de esgoto bruto presente no local, além da implantação de infraestrutura elétrica e de automação.

Novas estações elevatórias e implantação de redes já concluídas

Outra parte das ações da BRK para universalização do tratamento de esgoto da cidade já foi concluída. Trata-se da construção de duas novas estações elevatórias de esgoto bruto (EEE Cristo e EEE Lagoa Serena) e suas respectivas linhas de recalque, que são tubulações que servem para direcionar o esgoto bombeado por essas elevatórias até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, para ser tratado e devolvido limpo ao ribeirão Bonito. As obras foram realizadas entre abril e dezembro de 2022.

No?sistema Cristo foi construída uma nova estação elevatória na rua Totó Ramos, próximo ao cruzamento com a avenida Ângelo Ramos, no bairro Santa Cruz. Com essa nova estação, todo o esgoto gerado pelos imóveis que ficam à margem direita do rio Mogi Guaçu passa a ser bombeado até a ETE Fazendinha. São 40,2 litros de esgoto por segundo. Neste sistema também já foram implantados 1.870 metros da tubulação de recalque e 506 metros de redes de coleta de esgoto.

No?sistema Lagoa Serena foi construída uma nova estação elevatória na rua Hugo Girotto, próximo à rua Pedro Tiziane. Com essa nova unidade, todo o esgoto gerado pelos imóveis do bairro Lagoa Serena passa a ser bombeado até uma outra elevatória, a EEE Sibila, que o direciona até a ETE Fazendinha. As obras neste sistema também contemplaram a implantação de 478 metros de redes de esgoto.

"A modernização e ampliação da ETE Fazendinha, intervenção que estamos realizando ao longo de 2023, é necessária para que a estação possa receber e tratar todo o efluente adicional das novas elevatórias recém-construídas, mantendo sua eficiência de remoção de carga orgânica", esclarece a gerente.