Porto Ferreira tem ampliação e modernização no sistema de distribuição de água com nova adutora que beneficiará 15 mil pessoas

Obras para implantação de 1,7km da nova tubulação tem início em dezembro. Cronograma de trabalho da BRK para a execução dos serviços é de cinco meses.

Porto Ferreira tem ampliação e modernização no sistema de distribuição de água com nova adutora que beneficiará 15 mil pessoas

Com o objetivo de renovar o sistema de distribuição de água de Porto Ferreira, a BRK, concessionária responsável por serviços de saneamento do município, executa, a partir de dezembro, as obras de implantação de mais uma adutora de água potável na cidade. A nova tubulação vai adequar o sistema de abastecimento para 17 bairros do município, atendendo cerca de 15 mil habitantes.

As obras da adutora ETA-Corrêa Porto fazem parte de um pacote de melhorias que trazem benefícios a longo prazo para Porto Ferreira. "Nos últimos anos, temos expandido e melhorado o sistema de distribuição de água para toda a cidade. Nesta nova ação, estamos focados em aprimorar a regularidade do abastecimento em regiões que atualmente enfrentam oscilações em momentos de alto consumo", esclarece Analice Lima de Carvalho, gerente de engenharia da BRK.

Ela destaca ainda que as obras vão renovar a infraestrutura instalada, buscando sempre melhorias operacionais para o atendimento da população. "A nova adutora será implantada com o uso de material mais resistente e duradouro, proporcionando melhorias no sistema de abastecimento de água e elevando a qualidade da prestação de serviço", destaca a gerente.

Para a construção da adutora estão sendo usados tubos de 300mm, de PVC DeFoFo, numa extensão de 1,7 quilômetros.

Etapas
A implantação da nova adutora tem um cronograma previsto de cinco meses de trabalho; de dezembro de 2022 a maio de 2023. Os serviços estão divididos em três trechos.
O trajeto das obras vai desde um dos reservatórios existentes no terreno da Estação de Tratamento de Água (ETA Oswaldo da Cunha Leme) na rua Dona Balbina, no Centro, até o viaduto Tancredo Neves, na rua Francisco Prado, no Jardim Salgueiro. Neste ponto, a nova tubulação será interligada a uma outra adutora já existente no local, que direciona a água até a entrada da estação de bombeamento Corrêa Porto, localizada no Jardim Porto Novo.

O andamento das obras, bem como as vias a receberem a intervenção serão divulgados conforme o avanço dos trabalhos. Inicialmente, os serviços estão planejados para ocorrer com apenas uma frente, mas a BRK já tem prevista a possibilidade de mobilizar uma segunda frente de trabalho, se necessário, buscando não impactar o andamento e o cronograma dos serviços.

Trânsito
As obras têm impacto em mobilidade urbana com interdições de vias, desvios de trânsito, acessos, entre outros. Ao todo, o tráfego de nove vias será impactado pelas intervenções. São elas: ruas Dona Balbina, Miguel Libertucci e avenida Dr. José Ferreira Azambuja, no Centro. E no Jardim Salgueiro, nas ruas Francisco Rocha Cupido, Marcolino Mariano, Júlio Cheffer, 29 de julho, Francisco Gentil e Francisco Prado.

Durante a execução dos serviços, essas vias serão interditadas em trechos a serem liberados conforme o avanço das obras. Por uma questão de segurança, cada trecho deve permanecer interditado até a completa recomposição do pavimento.

Os trabalhos ocorrem de forma prioritária de segunda a sexta-feira, sendo que de segunda a quinta das 7h às 17h, e as sextas-feiras até às 16h. Os locais com maior fluxo de veículos terão os trabalhos realizados nos finais de semana e/ou feriados.

Abastecimento de água

Na maior parte do cronograma de trabalho das obras, o abastecimento de água não sofrerá nenhum tipo de impacto ou alteração. Isso porque a concessionária está implantando uma nova tubulação.

Os impactos no abastecimento podem ocorrer apenas no momento das interligações das redes, ou seja, quando a empresa conectar a nova tubulação ao sistema de distribuição de água já existente, e, neste caso, os trabalhos são feitos no período noturno, quando há um menor consumo. Quando essas interrupções ocorrerem, a concessionária manterá os clientes informados por meio de seus canais de atendimento (site, call center e redes sociais).

Os bairros que diretamente serão beneficiados com a implantação da nova adutora são: Jardim Porto Novo, Vila Sibila, Jardim Aníbal, Residencial Jatobás, Vila São Pedro, Jardim Sérgio Dorneles, Independência, Jardim Jandira, Vila Rosário, Jardim Vitório, Estrada dos Granjeiros, Jardim Modelo, Vila das Flores, Jardim dos Ipês, Residencial José Gomes, Jardim Porto Seguro e Santa Luzia.

"Com a expansão do sistema de distribuição de água, os moradores desses bairros terão maior disponibilidade hídrica, com mais vazão, o que ajuda nas tarefas diárias e traz mais bem-estar a todos", destaca a gerente.

Acompanhe as ações da BRK e informações sobre as obras da adutora ETA-Corrêa Porto pelo site da empresa, nos perfis da concessionária nas redes sociais ou no folheto informativo dos serviços. Para solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza o telefone 0800 771 0001, 24 horas. E ainda, WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.