A Doença do Século

Uma enfermidade que afeta o mundo todo

A Doença do Século

O século XXI é marcado como a Era da Tecnologia, a busca constante por melhorias de vida, inovações que prometem facilitar o trabalho e ajudar o ser humano a evoluir, mas não há apenas desenvolvimento, esses últimos anos também possuem infinitos problemas, um deles está a já declarada "Doença do Século" ou depressão, uma enfermidade que afeta o mundo todo.

No Brasil, se somam 11 milhões de pessoas sofrendo as piores consequências possíveis, em Porto Ferreira, no período antes da pandemia, era um total de 468 pessoas depressivas, já em 2022 o número chega aos inacreditáveis 1072 pacientes (dados obtidos com a Secretaria Municipal de Saúde, abordados pelo CAPS da cidade). Você já parou para pensar quais são os sinais mais comuns da doença? Segundo a psicologia são: tristeza, perda de autoestima, desânimo, insônia, perda ou ganho de peso, mudanças frequentes de humor e o desinteresse por práticas que anteriormente eram benéficas para a pessoa. Esses sintomas, embora sejam comuns, são raramente tratados como indícios, pois diferente de outras doenças, a depressão não causa dor física direta ao paciente, mas sim a dor que não é visível, a psicológica.

A depressão, assim como qualquer outra doença, prejudica a vida e em casos extremos pode até causar a morte, isso porque a doença potencializa as frustrações e problemas diários, os quais surgem em momentos de vulnerabilidade mental, dessa forma a pessoa tenta encontrar soluções para as dificuldades, mas acaba se deparando com o caminho mais curto, o suicídio. Esse terrível fim ocorre em todos os lugares, inclusive vêm acontecendo com frequência em nossa cidade, onde durante um mês houve dois suicídios somados a mais uma tentativa e, em especial, no período da campanha do "Setembro Amarelo", o qual é um mês reservado para a luta e preservação da vida contra o suicídio e problemas psicológicos.

Quando casos como esses acontecem, gera-se uma sensação de angústia e dúvida nas pessoas sobre quais teriam sido as causas para se ter chego a uma situação tão amarga quanto tirar a própria vida, entretanto, a verdade é que uma adversidade solitária quase nunca ocasiona o suicídio, mas sim uma junção de obstáculos que vão prejudicando a pessoa com o passar do tempo e dessa maneira vai se desenvolvendo o quadro da doença. Em minha opinião a depressão deve ser tratada de forma tão séria como qualquer outra doença, como o câncer ou a AIDS, pois ela causa malefícios e pode ter a morte como consequência final, sendo assim necessita da atenção, do cuidado e especialmente do tratamento para haver o resgate e reestabelecimento do equilíbrio da saúde mental que está deprimida; e acima de tudo é necessário que as pessoas compreendam que doenças psicológicas não são, de nenhuma maneira, frescura ou apenas fases difíceis da vida do enfermo.

Os "gatilhos" mais frequentes para o dano à vida são os transtornos mentais, desilusões amorosas ou familiares e o uso de drogas e álcool. Tais dificuldades, apesar de estarem presentes em todas as idades, são intensificadas nas gerações mais novas, visto que os atuais jovens não são capazes de lidar com frustrações e fracassos, isso por conta também da facilidade que a tecnologia trouxe para as resoluções dos problemas, além da substituição das relações humanas por máquinas, o que faz a pessoa desvalorizar a vida e se sentir isolada no mundo.

Diante disso, é extremamente importante manter a atenção com a saúde mental, como o acompanhamento psicológico e a convivência com empatia entre as pessoas. Assim a depressão e o suicídio só podem ser combatidos com uma base de ajuda bem fortificada e que trate a doença com seriedade todo os dias do ano com o nível de cuidado que a preservação da vida necessita.