Com aumento de casos de covid-19, Prefeitura edita decreto recomendando uso de máscaras em ambientes fechados

Além do relaxamento nas medidas de segurança, outro problema é o grande número de pessoas com a vacinação atrasada

Com aumento de casos de covid-19, Prefeitura edita decreto recomendando uso de máscaras em ambientes fechados

O prefeito Rômulo Rippa publicou um novo decreto nesta quinta-feira (02/06) em que recomenda à população o uso de máscaras em virtude do aumento no número de casos de covid-19 no município.

"Fica recomendado o uso de máscaras de proteção facial, preferencialmente de uso não profissional no âmbito do Município em ambientes fechados nos quais haja atendimento presencial da população e respectivas áreas comuns, como repartições públicas, escritórios, mercados e congêneres", diz o documento.

Lembrando que permanece obrigatório, nos termos de uma regulamentação estadual, o uso de máscaras em ambientes hospitalares, farmácias, consultórios e congêneres, bem como no interior de veículos pertinentes ao transporte público municipal.

No mês de abril Porto Ferreira registrou os menores índices de contágio de covid-19 do ano, com média aproximada de 30 casos por semana. Ainda no final de abril os números começaram a subir, após duas semanas com feriados prolongados. Na semana passada já foram registrados 208 casos e, na semana atual, de segunda a quinta-feira, são 330 casos.

Veja gráfico:

Na terça-feira (31/05) o Comitê de Contingência da Covid-19 do Governo do Estado de São Paulo também emitiu nota, na qual recomenda o uso de máscaras em ambientes fechados e que as Prefeituras tomem providências no mesmo sentido. Para idosos e pessoas com comorbidades, a indicação é o uso também em ambientes abertos.

Faltosos da vacina

Outro problema apontado pela Secretaria de Saúde de Porto Ferreira é o grande número de pessoas atrasadas ou em falta com as doses da vacina.

Segundo o levantamento feito esta semana, são 2.805 pessoas em atraso com a segunda dose e 10.146, com a terceira. Lembrando que a terceira dose foi liberada para adolescentes de 12 a 17 anos que tomaram a segunda dose há mais de 4 meses.


NOTA DA REDAÇÃO: Isso, não é obrigado, só recomendado. É mais um recado para que as pessoas se cuidem. Por enquanto.