Novas estações elevatórias de esgoto estão em construção em Porto Ferreira

Com início nesta semana, obras adequam e ampliam o sistema de esgotamento sanitário do município, e beneficiam 16,8 mil pessoas.

Novas estações elevatórias de esgoto estão em construção em Porto Ferreira

O município de Porto Ferreira contará com mais duas novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), que são unidades de bombeamento do sistema de esgotamento sanitário da cidade. As obras de construção das novas estações tiveram início nesta semana, com a mobilização das equipes e montagem do canteiro de obras, nos bairros Lagoa Serena e Santa Cruz, dentro de um cronograma de trabalho que faz parte do processo de universalização do tratamento de esgoto do município. As novas estruturas atenderão a uma região de 16,8 mil pessoas, que serão diretamente beneficiadas.

A gerente de engenharia da BRK, Analice Lima de Carvalho, explica que as novas estações ampliam e adequam o sistema de esgotamento sanitário de Porto Ferreira. "As obras consistem na instalação de toda a infraestrutura necessária para a construção das novas unidades de bombeamento, que são indispensáveis para o avanço dos serviços de esgoto do município", afirma.

EEE Lagoa Serena

Prevista para ser concluída até o mês de dezembro, a unidade que está em construção no bairro Lagoa Serena, fica localizada na rua Hugo Girotto, próxima à rua Pedro Tiziane. A nova elevatória terá capacidade de bombear 20,1 litros de esgoto por segundo, e servirá para encaminhar o esgoto coletado deste bairro da cidade até a unidade de bombeamento da Vila Sibila, que o direcionará até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, para ser devidamente tratado e devolvido ao meio ambiente.

As obras nessa nova unidade consistem na construção de um poço de sucção, com sistema de bombeamento elétrico por meio de dois equipamentos submersíveis e gerador, poço para retenção de areia, além de equipamentos complementares, que são responsáveis pelos processos de gradeamento contra resíduos sólidos (lixo), descartados irregularmente no esgoto.

EEE Cristo

A unidade que está em construção no bairro Santa Cruz, denominada EEE Cristo, fica localizada na rua Totó Ramos, próxima ao cruzamento da avenida Ângelo Ramos. Essa nova estação elevatória terá capacidade de bombear 40,2 litros de esgoto por segundo, direcionando todo o efluente coletado nos imóveis localizados na margem direita do rio Mogi Guaçu para o devido tratamento na ETE Fazendinha. As obras de construção da EEE Cristo têm previsão de serem concluídas até janeiro de 2023.

A nova unidade de bombeamento será composta por um sistema de pré-tratamento, com dois poços para retenção de areia e resíduos sólidos; dois poços de sucção com bombas submersíveis, e terá como diferenciais um sistema de proteção acústica, na sala de painel elétrico e gerador, como medida para inibição de ruídos, além de uma estrutura hidráulica capaz de proteger o sistema de bombeamento de danos causados pela variação de vazão e pressão nas redes.

As duas novas elevatórias de esgoto também serão construídas com sistema de içamento - capaz de ser acionado remotamente - para a retirada de bombas e cestos, em caso de necessidade de manutenções.

Além da construção dessas novas unidades de bombeamento, a BRK também tem a programação de iniciar ainda neste ano as obras de implantação das tubulações (coletores e linhas de recalque), que interligarão as novas elevatórias ao sistema de coleta de esgoto já disponível no município.

Saiba como funciona

ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ESGOTO

O sistema de coleta do esgoto, na maioria das vezes, é projetado para ocorrer em escoamento por gravidade. Em algumas situações, no entanto, em que a topografia não é favorável ou não há a presença de desnível natural do terreno, se faz necessária a utilização das estações elevatórias; como o próprio nome sugere, uma espécie de elevador.

Em Porto Ferreira, a BRK já faz a operação de 11 estações elevatórias localizadas em diversas regiões da cidade. As EEE Lagoa Serena e a EEE Cristo serão a 12ª e a 13ª unidades a entrarem em operação, respectivamente.

O funcionamento das estações elevatórias é realizado por meio do bombeamento do esgoto de um ponto mais baixo para um ponto mais elevado, direcionando os dejetos para uma rede de coleta que os encaminhem até as Estações de Tratamento de Esgoto.

Com o atual sistema de esgotamento sanitário - que engloba três estações de tratamento (ETE Fazendinha, ETE Santa Rosa e ETE Paulo Calisto), 11 estações elevatórias e mais de 322 km de redes coletoras e emissários, Porto Ferreira consegue tratar atualmente 7,2 milhões de litros de esgoto por dia, com benefícios ambientais ao córrego Santa Rosa, ao rio Bonito e, consequentemente, ao rio Mogi Guaçu.