Secretarias realizam serviço de abordagem social na população em situação de rua

Ação possibilita o acesso da população atendida aos direitos e serviços socioassistenciais

Secretarias realizam serviço de abordagem social na população em situação de rua

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Porto Ferreira, em parceria com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, realizou nos dias 4, 8 e 11 de fevereiro abordagem social à população em situação de rua.

Estiveram presentes a assistente social e chefe da Proteção Social Especial, Alba Assis, e a orientadora social, Claudia Roberta Pereira.

A ação conjunta busca estratégias de trabalho para potencializar o acesso e garantir a disseminação do conhecimento e efetivação dos direitos básicos de todos os cidadãos em uma dinâmica de proteção social proativa.

A abordagem social às pessoas em situação de rua é um serviço realizado periodicamente pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e tem por finalidade assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento aos que possuem as ruas como referência habitacional.

Em conformidade com as normativas que regem a Política de Assistência Social, as intervenções do Creas têm por objetivos: possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial; contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento; contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua; e promover ações para a reinserção familiar e/ou comunitária.

A secretária de Desenvolvimento e Cidadania, Mileni Arantes, afirma: "A perspectiva da Política de Assistência é que a abordagem social possibilite o acesso da população atendida aos direitos e serviços socioassistenciais, entre outras políticas, tendo sua dignidade e autonomia assegurados e fomentados, assim como a convivência familiar, comunitária e social".

Acompanhantes Goiania