Afinal, Fausto Silva nasceu em Porto Ferreira ou não?

Publicada no JORNAL DO PORTO dia 14-1-2022

Afinal, Fausto Silva nasceu em Porto Ferreira ou não?

Após mais de 30 anos animando as tardes na TV Globo, o apresentador Fausto Silva estreia nesta segunda-feira (17) seu novo programa, Faustão na Band, às 20h30, logo após o Jornal da Band. De segunda a sexta, o time do Faustão vai apresentar mais que um programa, mas uma programação, com quadros e atrações diferentes para cada dia da semana.

Boa parte da população ferreirense sabe que o jornalista e apresentador viveu um período da infância em Porto Ferreira. Muitos, inclusive, têm lembranças de convivência com ele e seus pais. Porém, reside uma polêmica sobre o local de nascimento do apresentador.

Até alguns anos atrás ninguém na cidade falava que Faustão era ferreirense, apenas que tinha morado aqui. Porém, o site Wikipedia, a maior enciclopédia da internet, passou a estampar de uns tempos para cá a informação de que Fausto Silva é natural de Porto Ferreira.

Por ser uma fonte até certo ponto confiável de informação, muitas outras publicações em outros sites noticiosos, certamente usando os dados da Wikipedia, replicam que o apresentador é natural da terra do balseiro, embora não tenhamos registros de que ele tenha falado isso alguma vez, apenas que morou aqui e estudou no antigo Grupo Escolar Sud Mennucci.

Mesmo não tendo acesso a nenhum registro cartorário, o mais provável é que o apresentador tenha nascido, mesmo, em São Paulo. Esta é a informação que há anos consta do portal Memória Globo, da emissora em que Faustão trabalhou por mais de 30 anos.

Diz o texto do portal: "Filho do economista Amauri Correia Silva e da professora de idiomas Cordélia Moraes Correia Silva, Fausto Silva nasceu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1950. Durante a infância, morou em diversas cidades no interior de São Paulo. Em Araras, foi coroinha da igreja local, no tempo em que as missas ainda eram celebradas em latim, e considerou a ideia de tornar-se padre. Quando a família se mudou para Campinas, cursou o segundo grau no Colégio Estadual Culto à Ciência, onde foi colega de classe da atriz Regina Duarte. Ainda em Campinas, teve a primeira experiência profissional como locutor, em 1964, nas rádios Cultura e Brasil, transmitindo eventos como a procissão da Sexta-feira Santa, bailes de debutantes e tardes de autógrafos. Quando saiu do colégio, entrou para a faculdade de direito na Pontifícia Universidade Católica em São Paulo, mas abandonou o curso no quarto ano".

Em algumas páginas de Facebook que tratam da história da cidade a polêmica persiste. Uma delas, a Memórias de Porto Ferreira, comentários em postagens se dividem. Mas é certo, porém, que alguns moradores mais antigos trazem outros registros importantes, como uma das casas em que o apresentador teria morado – na esquina das ruas Mathias Cardoso e Francisco Prado, no Centro –, ou ainda notas sobre o seu bom desempenho escolar – recorte do suplemento O Ferreirensinho, do extinto jornal O Ferreirense, que traz o nome de Fausto Corrêa da Silva (seu nome completo) como um dos três destaques masculinos do 2º ano do Sud Mennucci no ano de 1958.

A reportagem do Jornal do Porto tentará um contato com a assessoria do apresentador ou de seu novo programa para ver se, definitivamente, consegue dirimir essa dúvida. Enquanto isso, os fãs poderão matar a saudade de Faustão a partir de segunda-feira, na Band.