Diretor da escola Djalma Forjaz participa de mesa redonda durante formação em Ribeirão Preto

Evento contou com mais de dois mil Servidores de Escola (PEI) de todo o estado

Diretor da escola Djalma Forjaz participa de mesa redonda durante formação em Ribeirão Preto

Na última semana, o Programa Ensino Integral (PEI) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo reuniu, durante três dias, mais de 2 mil servidores da rede estadual durante formação em Ribeirão Preto (SP).

Destinado ao aperfeiçoamento de dirigentes, supervisores de Ensino, diretores de núcleo pedagógico, professores coordenadores de núcleo pedagógico (PCNPs) e Diretores das Escolas PEI de todo o Estado, o evento contou com as presenças do Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, da Coordenadora da Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo), Bruna Waitman e da gestora do PEI, Kate Abreu.

Ex-aluna da rede estadual, Kate se disse "lisonjeada" em coordenar o programa e vivenciar o poder transformador da educação. "É desenvolvimento pleno dos nossos estudantes, com mais oportunidades, dentro desse formato inovador, que tem gerado muitos benefícios, sobretudo àqueles estudantes mais vulneráveis", pontua.

Durante a formação foram abordados variados instrumentos de gestão e modelos pedagógicos, como Plano de Ação e Método de Melhoria de Resultados, Programa de Ação Guias de Aprendizagem, Avaliação de Desempenho, Eletivas, Orientação de Estudos Clubes Juvenis, Líderes de Turma, Protagonismo Juvenil e Sênior.

Na quarta-feira, estiveram em pauta o Acolhimento, Projeto de Vida, Projeto de Convivência, Tutoria e Práticas Expe-rimentais.


Participação do Diretor Sérgio Martins

O Diretor Sérgio Martins, da Escola Dr. Djalma Forjaz participou da mesa redonda que discorreu sobre a Tutoria, transmitindo seu conhecimento e experiência adquiridos durante sua gestão à frente da unidade escolar, que é a pioneira na implantação do PEI na Diretoria de Ensino da Região de Pirassununga, o que ocorreu em 2015.

Os participantes da mesa trataram sobre os benefícios da tutoria, deram dicas aos colegas Diretores de Escola e responderam várias perguntas encaminhadas pelos colegas participantes do evento e dos que enviaram questionamentos pelo site da Secretaria da Educação – SEDUC.

"Me senti bastante honrado em ser convidado pela SEDUC a participar da mesa redonda que tratou de tema tão importante como a Tutoria e, mais ainda, por representar a Diretoria de Ensino da Região de Pirassununga em evento de tamanha importância e alcance", ressaltou Sérgio Martins.


Saiba mais

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão. São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Expe-rimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu projeto de vida.