ACADEMIA DA FORÇA AÉREA: 50 ANOS EM PIRASSUNUNGA

Possui uma área construída de mais de 215.000m2

ACADEMIA DA FORÇA AÉREA: 50 ANOS EM PIRASSUNUNGA
ACADEMIA DA FORÇA AÉREA: 50 ANOS EM PIRASSUNUNGA
Em 1971, no dia 23 de outubro - Dia do Aviador - a Academia da Força Aérea era transferida definitivamente do Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, para Pirassununga.
O seu primeiro comandante foi o Brigadeiro do Ar Geraldo Labarthe Lebre.
Considerada uma das três melhores escolas de formação de pilotos militares do mundo e detentora do aeródromo de maior movimento de aeronaves militares da américa latina, há 50 anos a Academia da Força Aérea faz parte da história de Pirassununga.
CONHEÇA A HISTÓRIA
A Academia da Força Aérea (AFA) é uma organização militar do Comando da Aeronáutica, subordinada à Diretoria de Ensino (DIRENS), responsável pela formação dos Oficiais de carreira dos quadros de Aviação, de Intendência e de Infantaria.
Possui uma área construída de mais de 215.000m2 e conta com o apoio de cinco organizações militares sediadas na Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS) que prestam todo o suporte para as atividades de formação dos cadetes.
A história da Academia da Força Aérea se confunde com a própria história da Força Aérea Brasileira (FAB), criada em 20 de janeiro de 1941, com a concentração dos esforços aéreos da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro em uma nova Força.
Em 25 de março de 1941, o Decreto nº 3.142 criou a Escola de Aeronáutica no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.
Depois, percebeu-se a necessidade de se encontrar um novo local para sediar a Escola, devido às características do relevo da região e à crescente na atividade aérea no pós Guerra, que concorriam com a instrução aérea. Em face das suas características topográficas e climatológicas, o interior paulista foi o escolhido.
Em 1969, ainda no Rio de Janeiro, a antiga Escola de Aeronáutica passou a se chamar Academia da Força Aérea.
Em 1971 ela foi definitivamente transferida para Pirassununga.
Entre as missões da Academia da Força Aérea está a formação de pilotos militares para a Força Aérea Brasileira, como também para Forças Aéreas de países da América Latina, África, Ásia e Europa, mediante acordos internacionais de cooperação.
MEIO ACADÊMICO MILITAR
A Academia da Força Aérea é um estabelecimento de ensino em nível superior da Força Aérea Brasileira, reconhecido pelo Ministério da Educação, integrante do sistema de formação e aperfeiçoamento de pessoal do Comando da Aeronáutica – COMAER.
Subordinada ao Departamento de Ensino da FAB, sua finalidade é a formação de oficiais da ativa para os quadros de aviadores, intendentes e de infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB).
Desenvolve em cada cadete os atributos militares, intelectuais e profissionais, padrões éticos, morais, cívicos e sociais, obtendo-se, ao final deste processo, oficiais em condições de se tornarem líderes de uma moderna Força Aérea.
NILHARES DE MILITARES E CIVIS POR AQUI PASSARAM. NA RESERVA, MUITOS DELES VOLTARAM PARA FICAR
Nesses 50 anos, milhares de oficiais, suboficiais, sargentos, cabos, taifeiros e civis, vindos de diversas partes do país e de países amigos, passaram boa parte de suas vidas em Pirassununga.
Aqui constituíram famílias e muitos deles, ao entrarem para a reserva, optaram por retornar à Terra Curimbatá que tão bem os acolheram quando aqui chegaram.
Seus filhos aqui nasceram, cresceram, frequentaram escolas, clubes (...), integraram-se de corpo e alma à comunidade pirassununguense e aqui fincaram sólidas raízes.
Ao sediar a Academia da Força Aérea, Pirassununga ganhou notoriedade nos cenários nacional e internacional. E para orgulho de todos nós, que aqui nascemos e vivemos, pela sua presença em solo curimbatá também somos distinguidos como "Ninho das Águias Brasileiras".
Sua importância socioeconômica é extraordinária.Mensalmente, a Academia da Força Aérea destina em torno de R$ 30 milhões de seu orçamento para a folha de pagamento de militares e civis, uma receita significativa para o município.
PIRASSUNUNGUENSE COMANDA A ACADEMIA DA FORMA AÉREA
Pela primeira vez na sua história, a Academia da Força Aérea tem em seu comando um pirassununguense ilustre, o Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso.
O Brigadeiro Gobett também foi o primeiro pirassununguense a integrar e primeiro a comandar o EDA - Esquadrão de Demonstração Aérea -, a Esquadrilha da Fumaça, marcando a chegada das novas aeronaves, o A-29 Super Tucano.
Parabéns, Academia da Força Aérea!
Parabéns, Comandante Gobett
Parabéns aviadores pelo seu dia!
"Contato! Companheiros! Ao vento, sobranceiros, Lancemos o roncar da hélice a girar..."