Exclusivo: confira as novidades que a Secretaria de Educação deve implantar para 2022

Exclusivo: confira as novidades que a Secretaria de Educação deve implantar para 2022

Esta semana o Jornal do Porto traz com exclusividade as mudanças que a Secretaria de Educação de Porto Ferreira deve promover em algumas unidades escolares para o ano letivo de 2022. As novidades foram confirmadas em entrevista realizada esta semana com a secretária de Educação, professora Maria Cecília Gallo da Cunha Leme.

Tais mudanças foram comunicadas ao Conselho Municipal de Educação nesta quinta-feira (30). Elas preveem transformação de creches em núcleos de educação infantil, entre outras alterações significativas.

A nova creche da Vila Maria, que será inaugurada até o final do ano, vai ser um dos novos núcleos de educação infantil, cujo público será formado por crianças com idade para creche mais aquelas atendidas nas emeis (escolas municipais de educação infantil), ou seja, de 0 a 6 anos.

"Assim, os alunos da Emei Mãe Maria passarão a estudar no novo prédio, juntamente com as crianças em idade de creche, mantendo o nome de Mãe Maria no novo núcleo", explicou a secretária Maria Cecília. O prédio atual da emei será incorporado à Emef Wladimir Salzano, que fica ao lado, aumentando assim sua capacidade.

A secretária informou que serão criados ainda outros dois núcleos de educação infantil na cidade. Um deles no Alto do Serra D"água, reunindo a Emei Professora Jandira Fortes Denunci e a Creche Alzira Scheffer, e o outro no Jardim Anésia, formado pela Emei Jandyra Vianna Forjaz e a Creche Asmelide Zuzzi Bruno.

Outra mudança importante se dará com a Emei Professora Maria Luiza Frattini Martins, na Vila Sybilla. Com baixa demanda de alunos atualmente, o local será transformado no Centro de Atenção Multiprofissional, que manterá o nome da homenageada.

"Este centro fará o atendimento de alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem, que serão assistidos por profissionais das áreas de Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional", informa Maria Cecília.

A Emei Professora Laura Salgueiro Torres, na Vila Salgueiro, por sua vez, passará a atender a alunos dos primeiros anos do ensino fundamental que hoje são atendidos no Caic Professor João Teixeira, no Jardim Independência. Seriam, portanto, primeiros anos descentralizados. Isto vai ocorrer até que seja construída uma nova escola de ensino fundamental no Jardim Santa Luzia, de acordo com a secretária.

Maria Cecília ainda adiantou que a partir do dia 18 de outubro as escolas da rede pública municipal terão ampliação nos horários presenciais. Desde o dia 20 de setembro elas já trabalham com 50% de público presencial. "Com o avanço da vacinação e cumprindo nosso planejamento, que foi feito visando principalmente a segurança de toda comunidade escolar, já poderemos avançar nas aulas presenciais, com mais horários, no próximo dia 18", comentou.


Creche Roberto Henrique João – A secretária Maria Cecília também confirmou que o Centro Municipal de Assistência de Porto Ferreira - Creche Roberto Henrique João, na Vila Salgueiro, terá seu termo de parceria encerrado com a Prefeitura para 2022. Esta possibilidade foi tema de reportagem do Jornal do Porto em sua edição do último dia 17 de setembro.

A construção da nova creche da Vila Maria vai permitir que a demanda por esta faixa etária seja plenamente atendida nas unidades da rede pública, não sendo mais necessária a parceria com a entidade social.

A manutenção da parceria seria, inclusive, passível de questionamento por parte do Tribunal de Contas do Estado, pois o município não teria como comprovar despesas com uma entidade externa sendo que tem condições de atender a todos os alunos em suas próprias unidades.