Pelotão de Bombeiros de Porto Ferreira vai desenvolver ações na Semana Nacional do Trânsito

Pelotão de Bombeiros de Porto Ferreira vai desenvolver ações na Semana Nacional do Trânsito

Entre os dias 18 e 25 de setembro é realizada a Semana Nacional do Trânsito. O 2º Pelotão de Bombeiros de Porto Ferreira vai promover algumas ações juntamente com a Seção de Mobilidade Urbana e a Defesa Civil.

O tenente Revelli, comandante do Pelotão, fala a seguir com mais detalhes sobre as ações que serão desenvolvidas.


Tenente, sobre a campanha de prevenção de acidentes, quais são as ações que o Pelotão de Bombeiros estará desenvolvendo neste período?

- Além das atividades rotineiras de Educação Pública, estaremos reforçando as informações acerca da prevenção de acidentes de trânsito através da entrega de panfletos orientativos em locais de maior fluxo de pessoas e veículos pelo município. Estaremos, ainda, intensificando as ações preventivas utilizando os meios de comunicação local, como rádios e jornais.


Quais são os fatores que mais colaboram para um acidente de trânsito?

Podemos resumir em tudo que afeta a atenção dos condutores e pedestres quando utilizando as vias. Dirigir com sono, cansaço, com a visão ou audição comprometidas, diminui a concentração do motorista e aumenta o risco de acidentes. Além desses fatores, dirigir após ingerir bebidas alcóolicas ou sob efeito de substâncias tóxicas e medicamentos faz com que ocorra um atraso considerável no reflexo dos motoristas, aumentando o risco de acidentes. Portanto, jamais assumir o volante estando sob tais condições.


Dentro ainda desse assunto, está cada vez mais comum, visualizarmos motoristas utilizando aparelho celular enquanto dirigem. Qual a orientação do Corpo de Bombeiros?

Com o advento de novas tecnologias, essa prática vem se tornando cada vez mais comum. Segundo pesquisas, um em cada quatro acidentes tem um motorista digitando algo no celular. Isso significa, estatisticamente, que escrever no celular quando se está ao volante é seis vezes mais perigoso do que dirigir embriagado. Esses dados ilustram que a falta de atenção ao volante, ocasionado pela distração da tela do celular, é extremamente nocivo para todos os usuários da via. Nunca dirija com o celular na mão. Celular e volante não combinam!

Quantas ocorrências de acidente de trânsito o Corpo de Bombeiros costuma atender em nosso município?

Conforme os dados de ocorrências do Corpo de Bombeiros, nos meses de janeiro a agosto de 2021 foram registrados 180 acidentes de trânsito, com ou sem vítima grave, atendidos pelo nosso Pelotão. E a forma mais eficaz para diminuirmos esses números é por meio da prevenção e conscientização dos motoristas e também dos pedestres. Nosso setor de Educação Pública vem fazendo um ótimo trabalho através do Programa Bombeiro na Escola, que tem como objetivo o de levar informações importantes para crianças e adolescentes da rede municipal e estadual de ensino, como prevenção de acidentes de trânsito, prevenção de incêndio e, também, de acidentes domésticos. Além do referido programa, constantemente fazemos a divulgação dessas informações por meio de palestras e treinamentos para órgãos públicos e privados.


E o que o Corpo de Bombeiros orienta quando alguém se deparar com um acidente de trânsito?

Nos casos emergenciais, acione o Corpo de Bombeiros através do telefone 193. Informe o endereço com nome da cidade, rua, número e algum ponto de referência. Responda às perguntas do atendente. Aguarde a chegada das equipes e, se possível, sinalize o local para que não ocorra outro acidente. Orientamos, ainda, a manter a calma durante todo esse procedimento.