BRK Ambiental destaca a importância do estágio para o futuro profissional

BRK Ambiental destaca a importância do estágio para o futuro profissional



Gabriela Baracho atua há seis meses como estagiária na área de Operações de Água e Esgoto da BRK Ambiental.

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, comemora nesta quarta-feira, 18 de agosto, o dia do estagiário. A vida profissional da maioria dos trabalhadores com alguma formação técnica ou superior se inicia por meio do estágio, e é nesse período de aprendizado que milhares de jovens no Brasil tem a oportunidade de estabelecer contato com o mundo do trabalho, integrando o aprendizado da sala de aula à prática empresarial.

A BRK Ambiental conta com um programa de estágio estruturado, que seleciona jovens anualmente. "Nosso programa busca extrair na prática as melhores qualidades do futuro profissional, conhecendo suas competências, gerando um ambiente de educação teórica alinhada à aplicação prática. Ao mesmo tempo que ganha experiência, o(a) estudante contribui com a empresa e se prepara para o mercado de trabalho", informa Lucas Elias Gomes, responsável pela área de Recursos Humanos da BRK Ambiental na Regional São Paulo.

O programa de estágio da empresa possibilita que os(as) estudantes conheçam as melhores soluções no âmbito do saneamento e sistemas que contribuem diretamente com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Gabriela Baracho atua há seis meses como estagiária na área de Operações de Água e Esgoto em unidade da Regional São Paulo. Para ela, a possibilidade de estagiar em saneamento é, além de um grande desafio, uma oportunidade gratificante. "Experimentar essa área é entender sobre a dinâmica das cidades, os vários serviços necessários e as influências de vários segmentos para que tudo funcione em equilíbrio", afirma.

Estagiário na área de Manutenção de Redes, Luiz Gustavo Gonçalves Mota também cita os desafios do saneamento como um fator motivador para atuação na área. "Sabemos que o país ainda tem muito a avançar em saneamento básico. Acredito que a principal lição destes cinco meses de estágio na área é que precisamos trabalhar muito, saber lidar com todas as pessoas e estar preparados para os imprevistos do dia a dia", comenta.

Assim que ingressam na empresa, os aprovados no programa de estágio passam por um processo de capacitação. Durante o tempo em que fazem parte da equipe, têm a oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, conhecer as ferramentas de trabalho e as atividades diárias, com o acompanhamento de profissionais experientes, além de terem acesso a treinamentos formais, ações que serão fundamentais para suas carreiras.

"Acreditamos que o programa de estágio é fundamental para o desenvolvimento profissional dos estudantes, principalmente porque a formação teórica por si só, se mostra insuficiente para o ingresso dos alunos recém-formados no mercado de trabalho", complementa o responsável por Recursos Humanos.

"A prática é muito diferente da teoria", confirma Luiz Gustavo. "As habilidades desenvolvidas em reporte, tomada de decisão, apresentação e tratamento de dados em geral, têm cumprido o papel de complementação à minha formação", acrescenta Gabriela Baracho.

O Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto, foi estabelecido em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82, documento que regulamentou a lei existente sobre estágio.