Porto Ferreira imunizou 86% do público adulto com 1ª dose ou dose única da vacina contra covid-19

Porto Ferreira imunizou 86% do público adulto com 1ª dose ou dose única da vacina contra covid-19



A vacinação contra a covid-19 continua avançando e está próxima de imunizar o público adulto (maior de 18 anos). Até ontem (12), segundo os dados do sistema do Governo do Estado, o município já havia aplicado 36.189 primeiras doses ou doses únicas. Para efeito de cálculo, é considerada a quantidade de 42 mil habitantes maiores de 18 anos em Porto Ferreira, numa população total de 56,5 mil.

De acordo com as informações disponíveis até o meio-dia de ontem, eram 49.013 doses no total, sendo 34.799 primeiras doses, 12.824 segundas e 1.390 únicas.

Assim, a imunização completa (primeira e segunda doses ou doses únicas) já alcança 33,8% do público adulto. Apesar do avanço, longe ainda da chamada imunização de rebanho, prevista quando 75% do público estiver com as duas doses ou dose única.

Porto Ferreira também continua sendo uma das cidades mais avançadas quanto à idade dos vacinados. Na quarta-feira começou a imunização do público acima de 18 anos de idade, sem comorbidade. A previsão é que pode terminar a aplicação nesse público no final de semana. Mesmo assim, provavelmente não serão aplicas as cerca de 42 mil primeiras doses no público adulto, pois há que se considerar aqueles que se recusam a tomar a vacina e a campanha vai mostrar exatamente quantas pessoas são.

No ranking regional, os municípios de Santa Rita do Passa Quatro e Descalvado são os que mais vacinaram em relação à população. Porto Ferreira fica em 10º lugar no ranking, numa relação de 15 cidades, caindo um pouco em relação ao último levantamento feito pelo Jornal do Porto. Porém, as diferenças entre os municípios vêm caindo. Porto Ferreira, por exemplo, mesmo em 10º lugar, fica a apenas 7 pontos percentuais da líder Santa Rita.