BRK Ambiental lança site para incentivar consumo consciente de água

Página da campanha "Jogando junto pela Água" traz informações atualizadas a respeito do nível do rio Mogi Guaçu e das chuvas em Porto Ferreira.

BRK Ambiental lança site para incentivar consumo consciente de água


Os volumes de chuvas registrados nos primeiros meses deste ano no município de Porto Ferreira ficaram abaixo do esperado. O primeiro semestre terminou 22% inferior em relação à média pluviométrica do período. Com o objetivo de incentivar a população para a prática do consumo consciente de água, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, reforça a campanha "Jogando junto pela água" com uma página exclusiva na internet.

O site (https://jogandojuntopelaagua.com.br/) reúne informações que a concessionária normalmente já divulga para a mídia local sobre as condições do manancial que abastece a cidade, além de dados sobre os índices de chuvas. Nesta página, a população de Porto Ferreira também pode acompanhar as principais obras e ações preventivas da concessionária para o enfrentamento do período mais seco do ano, além de encontrar dicas sobre como tornar seu consumo de água mais eficiente.

A campanha de conscientização conta com divulgações em redes sociais e, desde o início de julho, foi ampliada com a distribuição de folhetos informativos sobre o tema. Até o final deste mês, todos os imóveis de Porto Ferreira receberão o material com dicas importantes sobre como evitar desperdícios de água durante esse período mais crítico da estiagem.

"O objetivo da concessionária é fazer com que a população participe ativamente da campanha, tendo assim atitudes conscientes com relação ao uso da água. Com essa ação, buscamos levar esclarecimento e conscientização aos moradores, e esperamos contar com o apoio de todos com mudanças de hábitos necessárias e de forma prioritária a partir deste mês em que, de fato, a estiagem tende a se agravar", explica Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental.

A captação de água do município é feita pelo rio Mogi Guaçu, que se encontra atualmente em estado de atenção. O manancial está com o nível em 0,65m, sendo o mínimo necessário para captação de 0,50m. A concessionária monitora o comportamento hídrico do manancial e, apesar do baixo volume de chuvas, mantém o abastecimento com regularidade no município, porém a redução antecipada do nível do manancial neste ano pode agravar tais condições.

A BRK Ambiental adota, desde o início do ano, uma série de medidas preventivas estabelecidas num Plano de Contingência para o enfrentamento deste período de estiagem. "Estamos empenhados na execução de uma série de ações e investimentos, com a instalação e substituição das redes de água do município, combate a vazamentos e ações para redução das perdas de água. Preservar nossos recursos hídricos, fazendo um uso mais eficiente e consciente da água, é de interesse de todos nós, concessionária e população", afirma o diretor.

A atual estiagem é um grande desafio e a concessionária convida a população ferreirense a participar de um grande time contra os desperdícios de água. "Jogando juntos, vamos enfrentar esse período. Neste momento, precisamos todos fazer um bom uso da água", reforça Dias.