BRK Ambiental utiliza tecnologia para monitoramento online e em tempo real da pressão da água em Porto Ferreira

BRK Ambiental utiliza tecnologia para monitoramento online e em tempo real da pressão da água em Porto Ferreira

As chuvas de maio e junho ficaram abaixo da média histórica em Porto Ferreira. De acordo com dados do monitoramento pluviométrico da ETA OCL (Estação de Tratamento de Água Oswaldo Cunha Leme), o volume acumulado esperado para o terceiro bimestre é de 93 milímetros. Porém, neste ano, a precipitação registrada foi de apenas 44 milímetros, volume 53% inferior ao esperado para o período (maio-junho).

Desde o início do ano, o município tem o registro de 602 milímetros de chuva. Diante de uma estiagem, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, utiliza uma tecnologia para monitorar em tempo real o nível dos reservatórios e a pressão da água nas redes de distribuição da cidade.

Com os dados obtidos de forma on-line, a concessionária consegue verificar as pressões do abastecimento de água ao longo de todo o sistema, bem como o comportamento deste parâmetro durante todo o dia. Desse modo, é possível criar uma base de dados e um padrão de monitoramento que possibilita, além de um melhor controle do sistema, estudos para melhorias futuras.

"Com este controle, melhoramos a eficiência operacional do sistema de abastecimento de água em Porto Ferreira, além de possibilitar maior agilidade nas ações frente às oscilações identificadas, já que temos plena visualização de todo o sistema de abastecimento e bombeamento da cidade em tempo real e de forma on-line", explica Alex Zampieri, gerente de operações.

O equipamento é compacto e sua comunicação ocorre por meio de antenas que enviam os dados de nível e as pressões nas redes de distribuição para um servidor, que é possível acessar remotamente. As equipes de Gestão de Perdas e de Abastecimento conseguem verificar as informações de forma on-line e em tempo real por meio desta plataforma.

Também é possível localizar prováveis rompimentos de redes logo no início da ocorrência, identificar regiões críticas que necessitam de melhorias, acompanhar casos de oscilações no abastecimento, as retomadas e normalização, identificar as áreas que necessitam de válvulas reguladoras de pressão, entre outros.

"Temos uma visão ampla de todo o sistema de abastecimento de água, o que possibilita a redução do índice de perdas e a antecipação de possíveis ocorrências nas redes, evitando, assim, longos períodos de falta de água para a população", complementa o gerente.

No total, são 27 equipamentos instalados em diversos pontos da cidade, abrangendo todo o sistema de abastecimento de água.

Plano de Contingência

A BRK Ambiental já colocou em prática na cidade ações preventivas de um plano de contingência com o objetivo de se antecipar com medidas que têm papel fundamental para o enfrentamento da atual estiagem.

"Estamos empenhados na execução de uma série de ações e investimentos, como a instalação de dispositivos hidráulicos nas redes de água do município, combate a vazamentos e ações para redução das perdas de água. Preservar nossos recursos hídricos, fazendo um uso mais eficiente e consciente da água, é de interesse de todos nós, concessionária e população", afirma Zampieri.

A concessionária também iniciou nesta semana a distribuição de folhetos informativos sobre o tema. O material será entregue em todos os imóveis de Porto Ferreira, neste mês de julho, com dicas importantes à população sobre como evitar desperdícios de água, especialmente, durante o período mais crítico da estiagem que se inicia a partir deste mês, com o inverno.

DICAS PARA O CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

  • Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

  • Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

  • Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

  • Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.

  • Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.