Projeto Porto de Memórias estreia com entrevistas inéditas para 2021

Projeto Porto de Memórias estreia com entrevistas inéditas para 2021

O Porto de Memórias é um projeto de resgate e preservação da história social de Porto Ferreira, por meio de entrevistas com personalidades da comunidade local. Ao longo de 2020, a iniciativa exibiu histórias que emocionaram a muitos ferreirenses. Entre as trajetórias contatadas, estavam as do locutor Dalcy Melara, da doutora Suely Reis, do Chiquinho Barbeiro, do radialista Paulo Carvalho e da professora Verinha, entre outros.

Neste ano de 2021, o projeto exibirá outras 10 entrevistas inéditas com personalidades de nossa cidade, que possam compartilhar conosco sua trajetória de vida, suas memórias, lembranças e sonhos. O Jornal do Porto é parceiro do projeto neste ano e publicará em primeira mão a matéria com a história e as memórias do entrevistado da semana. A cada 15 dias, às sextas-feiras, uma nova entrevista será publicada e um vídeo será lançado nas redes sociais do Porto de Memórias e mídias sociais do Jornal do Porto. O projeto é uma iniciativa do jornalista Felipe Lamellas.

Saiba mais sobre o projeto

O nome do projeto, Porto de Memórias, faz referência às origens da cidade que se desenvolveu ao entorno do rio Mogi-Guaçu na presença da balsa de João Ferreira, dialogando poeticamente também com a ideia de um ancoradouro em que atracam "embarcações" carregadas de memórias e histórias da comunidade local.

Neste sentido, a presença do termo "Porto" se relaciona duplamente com o nome da cidade de Porto Ferreira e com o espaço que o projeto se propõe a ser, de reunir e concentrar essas lembranças. As cores escolhidas buscam remeter ao passado e às tradições, e a presença da âncora no logotipo e na logomarca se associam ao imaginário portuário da cidade.

A temática do projeto Porto de Memórias relaciona o Jornalismo com o campo da história social ao se valer de instrumentos da prática jornalística, como entrevistas, reportagens, artigos, para documentar as memórias e falas de sujeitos que testemunharam as mudanças ocorridas no município nas últimas décadas.

O projeto dialoga também com as expectativas dos entrevistados para o futuro ao questionar ao final de todas as entrevistas o que esperar de nossa comunidade para os próximos anos.

O trabalho reúne depoimentos de personalidades, algumas mais populares outras menos, mas todas amplamente reconhecidas por suas trajetórias e atuações profissionais. O produto tem, portanto, como objeto de pesquisa os relatos biográficos e as memórias recuperadas pelos entrevistados, que, apesar de fragmentados, ou seja, muitas vezes recortes de episódios particulares e isolados, ajudam a compor parte da história local e em especial dos sujeitos que protagonizam esses eventos.

Dessa forma o objetivo geral do projeto é atuar como instrumento de resgate da memória coletiva da cidade de Porto Ferreira, por meio de produções jornalísticas que valorizem e preservem aspectos do passado (sujeitos, causos, festas populares, figuras folclóricas, espaços), democratizando por meio das mídias sociais como YouTube, Facebook e Instagram, em linguagem adaptada, o acesso a esses conteúdos. Para saber mais sobre, acesse: www.portodememorias.com.br