Porto Ferreira regista os piores números da pandemia em maio

Cidade registrou 1.272 casos e 33 mortes no quinto mês do ano, recorde desde o início da pandemia

Porto Ferreira regista os piores números da pandemia em maio

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira fez um levantamento sobre os números da covid-19 no mês de maio. Os dados mostram que a cidade vive o seu pior momento desde o início da pandemia.

De acordo com os números contabilizados pela Secretaria, Porto Ferreira registrou 1.272 casos confirmados durante os 31 dias – recorde de positivos em um único mês. O número representa 24,37% ou um quase 1/4 de todos os casos positivos para covid-19 no município.

As estatísticas evidenciam uma grande crescente em comparação com abril – que apresentou 772 confirmações nos 30 dias do mês.

A situação preocupa. Além disso, há uma nova variante do novo coronavírus (chamada de P.4) em circulação no município. A descoberta foi feita pela equipe do pesquisador da Universidade Estadual (Unesp) de Botucatu, professor João Pessoa Araújo Júnior. Entretanto, os estudos iniciais não apontam se a nova variante é mais contagiosa ou mais infectante.

O quinto mês do ano também evidenciou um aumento na média de confirmações por dia em relação ao mês anterior. Durante os 31 dias, o município teve em média 41,03 casos confirmados. Em abril, mês no qual a cidade havia registrado as piores estatísticas da covid-19 desde o início da pandemia, houve uma média de 25,73 casos positivos.

Vale destacar também que a Semana Epidemiológica 21 (de 23 a 29 de maio) registrou um dos maiores números de confirmações em uma só semana. De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica, foram 330 testes positivos para a doença.

Outro ponto significativo e que gera preocupação para a população ferreirense são as estatísticas de óbitos no último mês. Maio contabilizou 33 óbitos – média superior de uma morte por dia. Para efeito de comparação, em abril o município registrou 22 óbitos.

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira volta a reforçar que os indivíduos que estão suspeitos e/ou positivos para a covid-19 devem permanecer em casa, cumprindo o distanciamento social, com o objetivo de não contaminar outras pessoas.

A Vigilância Epidemiológica também enfatiza que estamos em período de transmissão do vírus. Portanto, todos devem seguir rigorosamente com os cuidados de higiene, distanciamento social, uso de máscaras, higienização com álcool em gel e evitar aglomerações.