Em Brasília, prefeito consegue liberação de testes para covid-19 e aguarda pedido por vacinas

Grande quantidade de testes antígenos será aplicada em pacientes suspeitos e contactantes

Em Brasília, prefeito consegue liberação de testes para covid-19 e aguarda pedido por vacinas

O prefeito Rômulo Rippa esteve nesta quarta-feira (26/05) em Brasília, onde teve agenda com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, no Ministério da Saúde. Na conversa com o secretário e os técnicos da unidade, o prefeito apresentou os relatórios emitidos pela pesquisa da Unesp que confirmou a existência de uma nova variante da covid-19 em Porto Ferreira, denominada P.4.

"Justifiquei o nosso pedido de "imunização em massa" com o aumento dos números de contaminados, internados em enfermaria e UTI e óbitos que tivemos neste mês de maio", disse o prefeito.

"Dr. Arnaldo foi muito atencioso com a solicitação, explicou a necessidade de o Ministério da Saúde realizar uma nova investigação genômica nas amostras dos pacientes contaminados com essa variante antes da deliberação do pedido de ampliação da vacinação em Porto Ferreira", prosseguiu.

O secretário, no entanto, autorizou de imediato a liberação de testes antígenos em grande quantidade para que a Secretaria de Saúde local possa fazer não só a testagem dos pacientes suspeitos, mas também de todos os contactantes.

"Devemos ter uma resposta oficial sobre o nosso pedido de vacinação em massa nos próximos dias", finalizou Rippa.

No final da tarde de terça-feira o prefeito fez uma live nas redes sociais, tendo como convidado o pesquisador da Unesp de Botucatu e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, João Pessoa Araújo Júnior. Ele deu detalhes sobre o estudo realizado que identificou a variante P.4 e comentou diversos outros assuntos sobre o enfrentamento à covid-19.

A P.4 foi identificada em 17,8% das 207 amostras coletadas em Porto Ferreira. Porém, Araújo Júnior acredita que em maio este número já tenha superado 20% dos casos da cidade. Ainda não há confirmação por estudo científico de que a nova variante seja mais contagiosa ou perigosa do que os outros tipos de coronavírus já identificados. A P.4 foi encontrada também em outras 19 cidades do Estado.

Acompanhantes Goiania