Jornal, sempre importante

Publicada no JORNAL DO PORTO dia30-4-2021

Jornal, sempre importante

Se o jornalismo é o primeiro rascunho grosseiro da história, como afirmou o americano Philip Graham, ex-presidente do Washington Post, pode-se dizer que o pessoal, contudo, tem caprichado no traço. As forças de síntese e de análise dos jornais impressos, em cenário informacional tão conturbado como o da pandemia do coronavírus, vêm gerando poderosos conteúdos, capazes até mesmo de ressoar no ambiente digital, infestado de notícias falsas.

Em geral, a cobertura da pandemia pelos jornais impressos tem sido – está sendo – mais uma demonstração da importância capital do jornalismo nas sociedades democráticas. Em uma situação de tanta confusão, medo e incerteza quanto a nossa, o jornal está aí para cumprir sua missão de serviço público, que é atender a uma necessidade premente de informações verdadeiras exigidas por uma população confinada em suas casas e desejosa de saber o que está acontecendo.

E nem sempre os dados são oferecidos claramente pelos poderes públicos. Em tempos de alarme e desinformação, como os que estamos enfrentando, é fundamental que a mídia exerça seu papel de controle crítico das ações dos governos e também de verificador de conteúdo dúbio ou falso, multiplicado por redes sociais e outras plataformas digitais nestes meses.

Participamos de um tipo de processo de seleção natural do que deveria ser um bom jornalismo, em uma situação em que ficou claro como as organizações de notícias nos jornais impressos agem como um contrapoder, colocando um pouco de ordem em face de tanto barulho informativo e recuperando parte dessa confiança e a credibilidade que havia perdido entre os cidadãos em detrimento de plataformas tecnológicas, agregadores de conteúdo ou serviços de mensagens.

No meio impresso, tudo é mais medido, mais cuidadoso. Assim, durante a pandemia, se formou a opinião pública, sensibilizando e chamando os cidadãos a agir para ajudar a resolver esse grande problema, porque é coisa de todo mundo. Enfim, o jornal de papel ainda é importante em muitos mercados em que a internet ainda não é universal e onde há uma longa tradição de leitura nesse meio.

Ao trazer fazer um jornalismo mais bem apurado, calmo e analítico, o jornal impresso se aproxima ainda mais dos cidadãos e se firma contra outras plataformas e mídias digitais não profissionais que não aplicam métodos jornalísticos. São mais confiáveis, em resumo.