Psicólogo de Porto Ferreira assume Coordenação de Curso da UNICEP São Carlos

A Especialização em Saúde Mental é um diferencial para a região e convida profissionais para se atualizarem na temática tão necessária em dias atuais, aponta Marcos Felipe Chiaretto

Psicólogo de Porto Ferreira assume Coordenação de Curso da UNICEP São Carlos


No dia 24 de abril de 2021, a UNICEP São Carlos dará início a turma de Especialização em Saúde Mental, um curso totalmente voltado para as atuais demandas da comunidade.

De acordo com a Coordenação do Curso, o Psicólogo Prof. Msdo. Marcos Felipe Chiaretto, especialista em Saúde Mental e Psiquiatria e em Psicologia do Trânsito/Avaliação Psicológica, com formação na área Tanatologia e mestrando em Educação Sexual, a matriz curricular foi preparada pensando nos diversos temas que englobam a Saúde Mental. Desde a primeira aula o aluno poderá aprofundar seus conhecimentos, com professores que estão na prática diária na área de saúde e áreas afins. "Com a pandemia do novo coronavírus no Brasil e no mundo, o adoecimento mental tornou-se ainda maior, necessitando de profissionais capacitados para atuar de forma ética e humanizada", afirmou Chiaretto.

O curso é dirigido a psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores, educadores físicos, pessoas que atuam em diversos serviços públicos e privados, administradores, gestores em geral, entre outros.

"Uma das competências é a atuação com pessoas que estão em sofrimento psíquico, propiciando alívio de sintomas, indicação de acompanhamento com equipe transdisciplinar, bem como a prevenção e promoção em saúde", explicou o coordenador.

No curso, os futuros profissionais especialistas em Saúde Mental poderão construir uma práxis profissional pautada na ética e nas condutas legais e científicas, conhecer as Leis e Diretrizes que compõem os diversos serviços de cuidados, fazendo com que o aluno construa uma análise crítica para o cuidar de pessoas que estão em um processo de adoecimento. Aprenderão ainda como deve ser a atuação com familiares de pessoas que estão em sofrimento psíquico e levar conhecimento a respeito de Saúde Mental nos mais variados ambientes organizacionais. O manejo nos variados serviços de saúde, quer sejam públicos e/ou privados, como por exemplo em Unidades de Saúde da Família (USF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em Ambulatórios de Especialidades, CAPS I, II, III, CAPS infantil, CAPS Álcool e Outras Drogas, Clínicas, Hospitais, Operadoras de Saúde/Saúde Suplementar e outros também é foco da Especialização em Saúde Mental da UNICEP São Carlos.

O docente ainda explicou que "o curso propiciará visitas técnicas supervisionadas em instituições públicas e privadas, que sejam parceiras da UNICEP, tendo a aplicação da parte teórica na prática do dia a dia".

Alguns dos componentes curriculares a serem trabalhados serão: História da Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica no Brasil e no Mundo; Políticas Públicas e Legislação de Saúde Mental; Saúde Mental da Criança, do Adolescente, do Adulto e Idoso, bem como os principais transtornos presentes em cada uma dessas fases; Atendimentos nos mais diversos espaços, como na rede pública e privada; Noções básicas sobre Psicofarmacologia em Saúde Mental, bem como Urgência e Saúde Mental. Suicídio, psicooncologia, morte, perdas e lutos, dependência química, saúde mental do trabalhador, sexualidade humana, emergências e desastres compõem também o rol das temáticas a serem trabalhadas na referida formação.

A aula magna contará com um vasto conteúdo sobre: "História da Saúde, Enfermidade e Saúde Pública", "História da Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica no Mundo e no Brasil" e, por fim, "Políticas Públicas e Legislação em Saúde Mental" e será com o Dr. Mário Angelo Cenedesi Júnior (CRM-SP: 192.335), graduado em Medicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto/SP, que também possui graduação sanduíche pela Facultad de Medicina y Ciencias de la Salud de la Universidad de Alcalá, Alcalá de Henares-Madrid, Espanha, MBA em Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em Políticas de Saúde e SUS. O médico ainda realiza Doutorado direto em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Sociales y Empresariales (UCES), em Buenos Aires, Argentina. As demais disciplinas serão ministradas por especialistas, mestres e doutores de qualidade ímpar.

A Unicep que possui suas unidades em Porto Ferreira, São Carlos e Rio Claro procura sempre oferecer uma educação com qualidade para seus alunos. Para realizar o curso, é preciso acessar o portal da instituição, a partir do link: www.unicep.edu.br e clicar na aba Pós-Graduação.