Projeto Bombeiro na Escola ensina sobre combate a incêndio e canal 193

Projeto Bombeiro na Escola ensina sobre combate a incêndio e canal 193

O programa Bombeiro na Escola, desenvolvido pelo 2º Pelotão de Bombeiros de Porto Ferreira, continua seu trabalho nas unidades da rede pública municipal e a próxima ação será ensinar os pequenos alunos sobre o combate a incêndio dentro de casa e a utilizar o telefone 193 como canal para solicitar socorro da corporação.

Com base em uma apostila do programa, serão repassadas todas as orientações sobre combate a incêndio, prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros.

O objetivo é preparar as crianças para dificuldades diversas, orientá-las quando do momento certo de acionar os Bombeiros, e a forma de passar as informações corretamente.

O programa Bombeiro na Escola é destinado aos alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 2 nas escolas da rede pública municipal, estaduais e particulares. As aulas neste início de ano estão sendo ministradas de forma virtual (online).

O objetivo do programa Bombeiro na Escola é a abordagem de temas como primeiros-socorros, emergências clínicas – como paradas e obstrução respiratória e cardiorrespiratória –, além de métodos de identificação de incêndios e extintores adequados para casa tipo de classe. Nas aulas ministradas pelo Cabo Correa no programa os alunos aprenderão sobre a prevenção de incêndios e acidentes, possibilitando que prestem a primeira resposta em emergências, até a chegada do Corpo de Bombeiros.

O programa tem como função conscientizar futuros adultos a praticarem ações prevencionistas; treinar pessoal para utilização dos equipamentos de proteção contra incêndios, mediante formação de brigadas; e divulgar a prevenção.