Gaitista Gabriel Grossi reúne Ed Motta, Lenine e Hermeto Pascoal no álbum 'Plural'

Gaitista Gabriel Grossi reúne Ed Motta, Lenine e Hermeto Pascoal no álbum 'Plural'

Antes do disco, o músico lança 'Songbook' com 40 partituras, inclusive de composições inéditas. Ás da harmônica, o gaitista e compositor Gabriel Grossi lança Songbook, livro em que expõe partituras de 40 composições autorais em seleção que, além de revisitar a discografia do artista, apresenta músicas inéditas como Bem-vindas (composição dedicada a Catarina e a Teresa, as filhas do artista, gêmeas de oito meses), Botero (parceria com Eduardo Faria), Despertar e Gafieira do Moura, parceria com Bebê Kramer em que Grossi celebra o saxofonista Paulo Moura (1932 – 2010).

Tributo ao pintor colombiano Fernando Botero, atualmente com 87 anos, o tema Botero integra o próximo álbum de Grossi, Plural.

Previsto para ser lançado até o fim deste primeiro semestre de 2020, o álbum Plural foi gravado pelo artista brasiliense – residente na cidade do Rio de Janeiro (RJ) – com participações dos cantores Ed Motta, Leila Pinheiro, Lenine e Zélia Duncan, além dos músicos Hermeto Pascoal e Yamandu Costa.

Ed figura na regravação de Onde nascem as ondas (Gabriel Grossi e Daniela Rezende, 2011). Zélia Ducan canta a inédita Nosso amor vadio. Com Lenine, Grossi faz Chamego no salão. Já Leila Pinheiro entra no tom de Nossa valsa (Gabriel Grossi, Félix Jr. e Flávia Singui, 2003).

Capa do livro 'Songbook', de Gabriel Grossi

Reprodução

Hermeto Pascoal é parceiro e convidado de Grossi em Gêmeas. Já Yamandu harmoniza o violão com a harmônica do anfitrião na música Hermanos.

No disco Plural, Grossi apresenta pela primeira vez composições com letras. Mas inexistem letras no Songbook do artista. E tampouco há textos. No livro, há somente partituras com cifras escritas em tinta branca sobre páginas negras com a linguagem entendida pelos músicos.