Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, morre aos 80 anos: veja repercussão

Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, morre aos 80 anos: veja repercussão
Músico estava internado em um hospital do Rio de Janeiro após ser diagnosticado com Covid-19. Ubirany - Fundo de Quintal

Marcelo Lacerda/PCR

Famosos usaram as redes sociais para lamentar a morte de Ubirany, integrante do grupo Fundo de Quintal. O músico estava internado em hospital do Rio de Janeiro após ser diagnosticado com Covid-19.

Ubirany foi o responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba, instrumento que ficou identificado ao Fundo de Quintal, conjunto musical que ajudou a fundar na década de 1970.

Zeca Pagodinho, cantor

"Vamos nos lembrar dele assim: sorrindo. Um dos nomes mais importantes da história do samba, Ubirany nos deixou hoje, mais uma vítima dessa horrível pandemia da Covid19. Nossos sentimentos mais profundos para o grupo Fundo de Quintal, seus amigos, familiares e a toda a comunidade do samba que hoje está em luto. Descanse em paz, mestre! Muito obrigado por tudo."

Jorge Aragão, cantor

Dudu Nobre, cantor

"Tem pessoas que passam pelo mundo de passagem, mas tem pessoas que marcam presença com força. Nosso Chapinha Ubirany foi uma pessoa que escreveu seu nome com força no nosso samba. Representava a essência do samba, um cara fantástico de uma elegância e um respeito com as outras pessoas sem igual. Meu Chapinha,obrigado pelos conselhos,as conversas e os ensinamentos. Vai na fé sambando no Miudinho,t ocando seu repique de mão e cantando samba."

Arlindinho, cantor

"Aprendi muito do que é o samba com você, mestre. A dor tá grande. O samba ficará enternamente de luto. Descanse em paz."

Maria Rita, cantora

"Que descanse em luz, na certeza que cumpriu uma lindíssima missão nesse plano."

Teresa Cristina, cantora

"Ubirany, o maior dos maiores. Inventor do repique de mão, peça fundamental em qualquer roda de samba. Um verdadeiro gentleman. Sempre sorridente, educado, doce, simpático com todos que cruzavam seu caminho. Esse vírus terrível leva embora um pedaço do subúrbio carioca. Que tristeza! Descanse em paz, Mestre."

Bruno Cardoso, cantor

"Os meus heróis são imortais. Aonde quer que eu vá, sempre terei você na minha música Ubirany. Descanse em paz meu amigo. Nesse momento estou ouvindo você tocar pra te homenagear. Descanse em paz."

Lulu Santos, cantor

Humberto Carrão, ator

"Ubirany inventou um instrumento e um país. Obrigado."

Emicida, cantor

"2020 é um ano-tragédia"

Leo Russo, cantor

"Deus o guarde Ubirany do Grupo Fundo de Quintal! Um dos meus grupos favoritos desde sempre! Descanse em paz! Que Deus conforte o coração da família."

Mumuzinho, cantor

"O samba está de luto. Uma perda inestimável para a música brasileira. Foram anos sendo referência para todos nós. Obrigado por tudo, mestre Ubirany. Descanse em paz."

Márcio Art, cantor

"Que tristeza. Meus sentimentos a todos do Grupo Fundo de Quintal, amigos e familiares."

Fernando Melette, músico do grupo Clareou

"Meu Deus que perda ! Que tristeza pra todos nós."

Prettos

"É com enorme pesar que nós, Prettos, recebemos a triste notícia, perdemos uma das personalidades mais amadas do nosso país, o mestre Ubirany do Grupo Fundo de Quintal, até hoje considerado o maior grupo de samba da história. ?Tivemos o prazer de ver de perto muitas de suas ações não apenas profissionais, mas como ser humano incrível. ?Sua extrema elegância sempre encantava nossa Madrinha Beth Carvalho, era lindo de ver a maneira gentil a qual eles se tratavam toda vez que nos encontrávamos e o mais bonito disso tudo, é que sua mestria e gentileza se estendia a todas as outras pessoas do recinto ou seja, Ubirany não limitava seu reinado e sua soberania apenas aos palcos. ?Ele era rei em todos os lugares e a todo momento. Tá aí o samba inteiro que não nos deixa mentir e pessoas assim nunca morrem em nossos corações."

Grupo Casuarina

"Que dia triste...perdemos hoje um dos maiores artistas que esse país já viu. Pioneiro, genial, visionário...são muitos os adjetivos pra falar do mestre Ubirany. Mais um gigante brasileiro que esse vírus leva. Aos professores do Grupo Fundo de Quintal, fica nossa força, nossa solidariedade e a certeza de que Ubirany e vocês escreveram uma história linda, que jamais será apagada, porque a chama é forte demais. É raiz, é tradição, é cultura popular. Aos pés da Tamarineira, esse sonho de vocês se espalhou e fez o nosso Brasil tão castigado, ser um pouco mais feliz. Te amamos pra sempre Mestre, bom descanso. O que você fez pelo nosso país, nunca será esquecido."

Thaís Macedo, cantora

Lucas Morato, cantor

"Não tá difícil, tá impossível."

VÍDEOS: Personalidade que morreram em 2020: