1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual do governo de SP começa na terça

1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual do governo de SP começa na terça
De 1º a 30 de setembro serão exibidos 33 filmes de 21 países na plataforma online do governo #culturaemcasa. Governo destaca 'diplomacia' junto a consulados para concretizar projeto. Governo do estado anunciou 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual

Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

O governo do estado anunciou nesta sexta-feira (28) a 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo. Um total de 33 filmes, de 21 países, será exibido gratuitamente na plataforma #culturaemcasa ao longo de todo o mês de setembro.

A partir de terça-feira (1º) serão exibidos 22 longas de ficção, dois curtas de animação e nove documentários em duas sessões por dia, uma às 19h e outra às 22h, todas gratuitas, até 30 de setembro.

O serviço é fruto de uma parceria dos consulados com as secretarias estaduais de cultura e relações internacionais. "Realmente estamos produzindo algo que é um acontecimento em termos culturais e em termos diplomáticos, de relação diplomática de São Paulo com esses países", disse o secretário estadual de Cultura, Sérgio Sá Leitão.

Entre os destaques, o governo indica Hindi Medium, uma sátira à sociedade indiana dividida em castas, protagonizado por Irrfan Khan, morto em abril deste ano, e famoso por Quem Quer Ser um Milionário e as Aventuras de Pi, e o drama italiano Dafne, de Federico Bondi, que conta a busca pela independência de uma jovem com Síndrome de Down. Confira toda a programação no site do governo.

Entre outubro e novembro, os cinéfilos também vão poder contar com a tradicional Mostra Internacional de Cinema, que em sua 44ª edição será online por conta da pandemia. Cerca de 150 filmes também serão exibidos através de uma plataforma de streaming com ingressos a R$ 6.

Cultura no isolamento

O programa faz parte da campanha #culturaemcasa, lançada pelo governo em março, no início da pandemia do coronavírus, para disponibilização de conteúdo online em um trabalho conjunto com as organizações sociais (OSs), que fazem a gestão de espaços culturais, corpos artísticos, programas e eventos.

Desde então, os museus, bibliotecas, teatros, auditórios e centros culturais foram convocados a realizar curadoria de seus conteúdos para veiculação online de shows de música, espetáculos, visitas virtuais, palestras e ebooks.

Museu de Arte Sacra dos Jesuítas pode ser visitado sem sair de casa
Acompanhantes Goiania