Google cria fundo de auxílio a canais locais de imprensa afetados pela COVID-19

Google cria fundo de auxílio a canais locais de imprensa afetados pela COVID-19

O Google anunciou em seu blog oficial uma nova iniciativa, destinada a oferecer auxílio financeiro a veículos jornalísticos de pequeno e médio porte. Assinado pelo vice-presidente de notícias da empresa, Richard Gingras, o post informa que a ideia do fundo é a de ajudar operações de imprensa locais que tenham sido impactadas pela pandemia da COVID-19.

O valor do fundo não foi expressamente divulgado, mas Gingras diz que ele varia entre "alguns milhares de dólares" para redações de pequeno porte, até "dezenas de milhares" para empresas maiores, ressaltando que os valores bonificados terão uma série de variações, como por exemplo a região onde se encontram as companhias.

"As notícias locais são um recurso essencial para manter pessoas e comunidades conectadas na melhor das ocasiões", diz um trecho do post. "Hoje, elas executam um papel ainda maior ao reportarem quarentenas locais ou ordens de abrigo residencial, fechamentos de escolas e parques, bem como dados sobre como a COVID-19 está afetando a vida diária. Mas esse papel vem enfrentando desafios já que a indústria do jornalismo tem que lidar com demissões, licenças e cortes financeiros resultantes da queda econômica trazida pela doença".

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As inscrições para participar do fundo já estão abertas, perdurando até 29 de abril. O auxílio, segundo o post, é global.

A Iniciativa Google News engloba ações do Google em relação ao auxílio da imprensa: durante a pandemia, a empresa de Mountain View já anunciou doações milionárias a veículos de comunicação que atuem na reportagem de informações verídicas sobre a COVID-19

Gingras também aproveitou o ensejo para anunciar uma doação de US$ 1 milhão (R$ 5,26 milhões, na cotação de hoje) para duas organizações não governamentais de auxílio a veículos da imprensa e jornalistas independentes: a International Center for Journalism e a Columbia Journalism School"s Dart Center for Journalism and Trauma. O post não informa se a doação é de US$ 500 mil para cada uma ou se ambas receberão US$ 1 milhão.

Essa é a segunda ação do Google voltada à imprensa: também por meio da iniciativa Google News, a empresa disse no início do mês que doaria US$ 6,5 milhões (R$ 34,2 milhões) para organizações de checagem de fatos que atuassem na verificação e autenticação de notícias relacionadas à pandemia, concentrando esforços para desmentir teorias da conspiração e fake news sobre a COVID-19.

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