Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil

Treinador da Seleção quer adiamento do Mundial de futsal e cobra Fifa por bagunça no esporte


Confinado em casa, devido a pandemia do coronavírus, Marcos Xavier de Andrade, o Marquinhos Xavier, técnico da Seleção Brasileira de futsal, aproveita o tempo livre para colocar algumas atividades em dia e curtir a presença do filho de cinco anos e sua esposa em Carlos Barbosa, na serra gaúcha.

Há mais de 15 anos como treinador, Marquinhos usa a branda experiência para se atualizar, fazer e promover cursos online. Diante do período forçado de pausa, o catarinense, natural de Lages, também descansa, prevendo uma caminhada dura e delicada com a volta das atividades.

Está agendada para setembro a Copa do Mundo de futsal, na Lituânia. Porém, com o medo do covid-19, a disputa está em xeque. A Fifa ainda não se pronunciou sobre o tema, mas o comandante do time canarinho se adiantou, posicionou-se à favor do adiamento da competição e cobrou mudanças estruturais na entidade máxima do esporte, bem como nas confederações, em entrevista exclusiva para a Gazeta Esportiva.

"O Mundial tem um grande risco de ser adiado. Eu, particularmente, gostaria que fosse. Faltam condições para a realização", comentou.

Além do acarretamento do calendário das disputas nacionais e continentais, o maior empecilho seria a falta de tempo hábil para a disputa das eliminatórias. Ainda não há países representantes da América do Norte e da Ásia definidos. Com o futsal paralisado por completo e sem perspectiva de normalização, estas competições teriam que ser realizadas em tempo recorde.

"O meu receio vem da Fifa e dos outros órgãos continentais que comandam nosso esporte. Eles vão na contramão de tudo que é indicado pela categoria. Se bobear, vão chegar em agosto e dizer que o Mundial está mantido. A bagunça impera nessas entidades", desabafou.

"Não estão comprometidos com a modalidade. É a mesma coisa que colocar uma criança que você não quer cuidar na sua casa. Como será sua relação com alguém que você não quer ter por perto? Não é seu desejo. Não se apaixonaram por nós, estamos abandonados, os gestores são incapazes".

A Seleção Brasileira já garantiu vaga na Copa do Mundo deste ano. Em fevereiro, foi disputada as eliminatórias sul-americanas, na mesma cidade de Carlos Barbosa, e, além de Brasil, Argentina, Venezuela e Paraguai carimbaram o passaporte para a Lituânia.

Mesmo com a classificação, a disputa foi um desastre aos olhos do treinador brasileiro. Foram seis jogos em nove dias e um vice-campeonato, com a derrota na decisão por 3 a 1 para a Argentina, atual campeã mundial.

Os problemas vão além das quadras. Marquinhos fez questão de salientar a desorganização da Conmebol na montagem do torneio, que confirmou a cidade gaúcha como sede apenas 15 antes da bola rolar.

"Se fomos observar, praticamente todos os jogos foram com o ginásio quase vazio. Só não foi um fiasco porque a Acbf (time da cidade) está há 44 anos organizando grandes eventos e deu conta com toda sua estrutura. Somos um continente com seis títulos- cinco do Brasil e um da Argentina, isso é muito mais que qualquer outro continente. Requer uma atenção que não é dada", falou.

Com o futuro cada vez mais incerto e à deriva aos olhos das entidades organizadoras, Marquinhos Xavier não é otimista e apela por mais cuidado com o futsal sul-americano e brasileiro, dono de cinco títulos mundiais, uma Copa das Confederações, cinco Mundialitos, dez Grand Prix e 19 Copas América.

"Não podemos jogar para baixo do tapete coisas ruins e enganar o público. Seguramente, confesso que é um dos ciclos mais complicados. Não tenho salário, recebo diária como os jogadores. Sem jogo eu vou viver do que? Só peço mais atenção com a nossa categoria", finalizou.

O post Treinador da Seleção quer adiamento do Mundial de futsal e cobra Fifa por bagunça no esporte apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.

Gazeta Esportiva

Brasil Campeonatos Futsal Liga Nacional De Futsal Mais Esportes Notícias Brasil Carlos Barbosa Conmebol Copa Do Mundo Fifa Marquinhos Xavier Seleção Brasileira

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!