Trabalho da BRK evita que mais de 1 bilhão de litros de esgoto sejam despejados em rios e córregos de Porto Ferreira
Resultado é possível graças aos avanços no sistema de esgotamento sanitário na cidade
No primeiro semestre de 2023, 1.184.683.000 bilhão de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados nos rios e córregos de Porto Ferreira. Isso só foi possível devido ao trabalho realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade.??
Atualmente, 97,6% da população de Porto Ferreira é atendida com o serviço de coleta e 80% com tratamento de esgoto. Com isso, o rio Mogi Guaçu já apresenta melhora significativa na qualidade de suas águas em decorrência dos avanços nos serviços.?
O resultado obtido na cidade é bem diferente do restante do país. É o que mostra o Esgotômetro do Instituto Trata Brasil, que desde o dia 1º de janeiro de 2023, acompanha a quantidade de esgoto sem tratamento despejados na natureza. Até agora, mais de 1.144.087 piscinas olímpicas de esgoto foram despejadas na natureza. ?
Segundo o Ranking do Saneamento 2023, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto. Além disso, somente 50% do volume de efluentes gerados são tratados.?? ?
O Esgotômetro, que tem como base os dados do IBGE de 2021, mostra ainda que mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.? ?
"Os avanços nos serviços de esgoto do município de Porto Ferreira são fruto dos investimentos realizados pela concessionária. Essa é uma conquista muito importante e que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças", explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.?
Avanços no sistema de coleta e tratamento de esgoto??
A concessionária realiza atualmente uma obra para elevar a capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, localizada no Jardim Esperança. Prevista para ser finalizada em dezembro de 2023, a intervenção faz parte de um pacote de ações da companhia para a universalização do esgotamento sanitário no município. Atualmente a obra conta com avanço de 43%.?
"Trata-se de uma obra para modernização e ampliação da ETE que vai permitir aumentar a capacidade de tratamento dos atuais 88 litros por segundo para 133 litros por segundo, um incremento de 50%", destaca o gerente.??
Em 2022, a BRK concluiu uma das etapas para a universalização do tratamento de esgoto da cidade, que foi a construção de duas novas Estações Elevatórias de Esgoto bruto (EEE Cristo e EEE Lagoa Serena) e suas respectivas linhas de recalque, que são tubulações que servem para direcionar o esgoto bombeado por essas elevatórias até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, para ser tratado e devolvido limpo ao ribeirão Bonito.?As obras foram realizadas entre abril e dezembro de 2022.?