Nome do professor Berque poderá ganhar denominação de Ruas ou logradouro na cidade

Por indicação de um munícipe, o nome do professor Carlos César Berque foi lembrado pelo vereador João Lázaro (PSDB)

Nome do professor Berque poderá ganhar denominação de Ruas ou logradouro na cidade

Por indicação de um munícipe, o nome do professor Carlos César Berque foi lembrado pelo vereador João Lázaro (PSDB), para ser denominado em uma das ruas ou logradouro público de Porto Ferreira. O documento foi encaminhado ao presidente da Câmara dos vereadores da cidade, Sérgio Oliveira (DEM), para definições, análises e discussões. Se aprovado, o professor que morreu em outubro de 2022 receberá a devida homenagem. Sobre o seu falecimento, o professor Alexandre Umbelino de Barros, lamentou profundamente a morte do colega de profissão e escreveu em sua rede social: "Perdemos um dos grandes homens desta terra, professor, político e cidadão, que lutou pela educação pública municipal e estadual, e também pelo meio ambiente". Em relato biográfico, sua irmã Maria Isabel, o descreve como um político atuante em Porto Ferreira e região, tendo militado por dois partidos diferentes, mas defendia a ética na política, a sustentabilidade econômica e social, além de lutar pelo progresso da cidade.

Embora sua atuação política não tenha alcançado a unanimidade, o professor Berque era muito respeitado e considerado pelos colegas de Trabalho. A professora Telma Cavalanha o considerava uma pessoa muito humana. "Trabalhei com ele e posso dizer que sempre se preocupava com os jovens e com a vida profissional dos mesmos. Sua alegria era saber que tinha conseguido encaminhá-los. Era muito justo, declarou a professora Telma".

As homenagens não faltaram ao filho de seu Jovelino Berque e da dona Lívia Zan Berque. Ele recebeu as devidas honrarias no programa Abordagem Regional, do apresentador Paulo Carvalho, no quadro "quinta com os professores". A professora Elaine Ap. dos Santos, profundamente emocionada, detalhou com lágrimas nos olhos a passagem do seu amigo por esta terra e foi ovacionada por todos os participantes.

O católico, membro da pastoral da criança e juventude de Porto Ferreira, gostava de viajar, de conhecer lugares e diferentes culturas, viajando para Bolívia e Peru, juntamente com sua irmã Maria Isabel para conhecer a cultura e a realidade daqueles países. "Ilustre cidadão, político, professor e ser humano admirado pelos seus ideais, pelo seu carisma, pelo respeito aos outros, pela ética, honestidade e pelo caráter, descreve Maria Isabel".

Como vereador na legislatura de 2009 e 2012, pelo Partido Verde-PV, realizava a defesa do meio ambiente, do magistrado e do social, tendo como destaque a aprovação da Lei Complementar 103 de dezembro de 2010, alterando a tabela II da Lei Complementar 97 de 03 de setembro de 2010, a qual dispõe sobre o zoneamento, o uso e a ocupação do solo da área urbana do município de Porto Ferreira.

Carlos César Berque contribuiu para formar milhares de alunos, capacitando-os para a cidadania e para suas futuras carreiras profissionais. Fez amigos, conquistou respeito e admiração, deixou o legado humano e como disse o jornalista Felipe Lamelas, no programa Abordagem Regional em homenagem ao professor, Berque carregava consigo uma celebre frase: "A utopia faz a gente caminhar". O foco, a fé, a crença que era possível vencer, marcou a vida do ferreirense que após a sua morte, poderá ser lembrado neste munícipio, recebendo a justa homenagem de ter seu nome denominado em uma das ruas ou logradouro público de Porto Ferreira. E assim, a família, os familiares e os amigos do Carlos César Berque gostariam de obter a notícia, que finalmente o professor que lutou por tantos ideais e formou muitos cidadãos, será continuamente lembrando. Lembrando pelo ser humano que foi durante o seu meio século de vida. (Por Alex Magalhães)