Lobo-guará circula pela área urbana de Porto Ferreira na última semana

Apesar do porte imponente e da alcunha de "lobo", é tímido, solitário e praticamente inofensivo

Lobo-guará circula pela área urbana de Porto Ferreira na última semana

Durante esta semana, a população ferreirense foi surpreendida pela visita de um animal silvestre circulando em sua área urbana, um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), espécie típica do Cerrado brasileiro.

O primeiro registro aconteceu após o término da Feira Livre, próximo ao Galpão Permanente de Exposições Luiz Antônio Camarotti (Centro Cultural Marco Antônio Riolino – antiga estação da Fepasa).

Ainda houve um outro registro nesta semana, nas redondezas do Jardim Porto Novo, bairro da região Leste de Porto Ferreira.

Ainda não se sabe se as capturas realizadas pelos cidadãos ferreirenses são do mesmo animal, tendo em vista que os locais onde foi avistado são um tanto distantes um do outro. O mais provável, é que não só um lobo-guará tenha circulado pelo município durante a semana.

Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o maior canídeo da América do Sul, apesar do porte imponente e da alcunha de "lobo", é tímido, solitário e praticamente inofensivo, preferindo manter distância de populações humanas.

É avistado normalmente circulando por grandes campos nos fins de tardes e durante as noites. Nessa rotina, costuma cruzar estradas onde muitas vezes é atropelado. A ampla fragmentação dos remanescentes de Cerrado faz com que animais tenham que deixar refúgios de matas para se alimentar e reproduzir, tornando-se vítimas de automóveis e caçadores, por exemplo.

Confira o vídeo do animal abaixo: