Obras para ampliação dos serviços de esgoto avançam em Porto Ferreira

Na fase final do cronograma de trabalho, BRK atua no término da construção de duas novas estações de bombeamento e implantação de 2,3 km de tubulações de esgoto.

Obras para ampliação dos serviços de esgoto avançam em Porto Ferreira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, segue atuando com as obras para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. As intervenções, que tiveram início em abril, avançam para a fase final do cronograma com frentes de trabalho simultâneas para o término da construção de duas novas estações elevatórias de esgoto bruto (EEE Cristo e EEE Lagoa Serena) e suas respectivas linhas de recalque, que são tubulações que servem para direcionar o esgoto bombeado por essas elevatórias até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, para ser tratado e devolvido limpo ao ribeirão Bonito.

As obras beneficiam, diretamente, 16,8 mil habitantes e atendem à toda população do município. São intervenções necessárias para que Porto Ferreira tenha a estrutura adequada para tratar todo o esgoto gerado e coletado nos imóveis da cidade, preservando, assim, seus córregos e rios.

"Com a execução dessas obras, Porto Ferreira dará um importante salto em saneamento, finalizando uma nova etapa do processo para a universalização dos serviços de esgoto", afirma Analice Lima de Carvalho, gerente de engenharia da BRK.

AVANÇO DAS OBRAS

No sistema Cristo, a construção da nova estação elevatória na rua Totó Ramos, próximo ao cruzamento com a avenida Ângelo Ramos, no bairro Santa Cruz, está com 87% do serviço concluído. No local, os trabalhos agora estão focados na construção de diques de contenção que são barreiras físicas para a preservação do solo, no muro de fechamento, na instalação de monovias, ponte rolante e dos postes de iluminação, além do trabalho de pintura, instalação de portões, nivelamento do solo e limpeza geral da área.

Com essa nova elevatória, todo o esgoto gerado pelos imóveis que ficam à margem direita do rio Mogi Guaçu será bombeado até a estação de tratamento (Fazendinha). São 40,2 litros de esgoto por segundo.

Neste sistema também já foram executados 98% das obras de implantação dos 1870 metros previstos da tubulação de recalque, que tem diâmetro de 200 milímetros; e finalizada a implantação de 506 metros de redes de coleta de esgoto, com diâmetro de 250 milímetros.

No sistema Lagoa Serena, a construção da nova estação elevatória na rua Hugo Girotto, próximo à rua Pedro Tiziane, está com 96% do projeto concluído. Os serviços que estão sendo executados atualmente no local são as últimas ações da etapa de construção civil, com instalação de braço giratório que é um mecanismo de movimentação, pintura e limpeza geral; infraestrutura elétrica e instalação dos postes de iluminação.

Com essa nova estação, todo o esgoto gerado pelos imóveis do bairro Lagoa Serena será bombeado até uma outra elevatória, a EEE Sibila, que o direcionará até a unidade de tratamento (ETE Fazendinha).

As obras neste sistema também contemplam a implantação de 478 metros de redes de esgoto, com diâmetro de 160 milímetros; serviço já concluído.

Acompanhe as ações da BRK e informações sobre as obras de ampliação do sistema de esgoto pelo site da empresa ou nos perfis da concessionária nas redes sociais. Para solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza o telefone 0800 771 0001, com atendimento 24 horas. E ainda o WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.