Bilionário Richard Branson decola rumo ao espaço em foguete da sua empresa Virgin Galactic

Bilionário Richard Branson decola rumo ao espaço em foguete da sua empresa Virgin Galactic
Fundador do grupo Virgin se antecipou a Jeff Bezos, da Amazon, e se torna o primeiro empresário a voar em uma espaçonave desenvolvida com fins comerciais. VÍDEO: Avião que leva o foguete VSS Unity da Virgin Galactic decola nos EUA

O bilionário Richard Branson, fundador do grupo Virgin, decolou na manhã deste domingo (11) do Novo México, nos Estados Unidos, rumo ao espaço a bordo do foguete VSS Unity, da sua própria empresa de astro-turismo Virgin Galactic Holding Inc. O lançamento da nave ocorreu às 12h25.

A viagem conta com dois pilotos e quatro "especialistas da missão", sendo Branson entre eles. A previsão é que o voo dure 90 minutos.

Richard Branson e mais 5 viajam ao espaço

Reprodução

A Virgin Galactic não usa um foguete clássico para lançar sua nave, mas um avião que decola de uma pista e depois solta, na altitude, a nave espacial que leva acoplada. Ao chegar no espaço, a nave liga seus motores e depois desce planando.

Richard Branson decola dos EUA em breve voo ao espaço neste domingo (11)

Reprodução

Este é o primeiro teste de voo da Virgin Galactic com uma tripulação completa. Com a aventura, Branson conseguirá avaliar com este voo teste qual será a experiência de seus futuros clientes. A Virgin Galactic pretende iniciar viagens para turistas em 2022. Até o momento, cerca de 600 pessoas compraram ingressos, que variam de US$ 200 mil a US$ 250 mil.

Corrida espacial entre bilionários

O magnata britânico saiu à frente de Jeff Bezos, fundador da Amazon, e se torna o primeiro empresário a voar em uma espaçonave desenvolvida por sua própria empresa.

Bezos planeja realizar seu voo espacial em 20 de julho em uma nave de sua outra companhia, a Blue Origin. A data marca o aniversário de 52 anos dos primeiros passos do homem na Lua.

Elon Musk, Jeff Bezos, Richard Branson: os multimilionários que disputam a nova corrida espacial

Mulher de 82 anos, pioneira do setor aeroespacial, é escolhida por Jeff Bezos para viajar para o espaço com ele

Outros bilionários já viajaram ao espaço, mas foram levados com o foguete da agência espacial russa. É o caso dos empresários Charles Simonyi e Guy Laliberté, que passaram alguns dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2007 e 2009, respectivamente.

Interior do avião espacial da Virgin Galactic.

Divulgação/Virgin Galactic

Voo da VSS Unity

O voo é realizado com a unidade do avião espacial batizada de VSS Unity, do modelo conhecido como SpaceShipTwo. Ele foi transportado pelo jato de porta-aviões de dupla fuselagem VMS Eve, cujo nome foi dado em homenagem à avó de Branson.

Porta-aviões VMS Eve com o avião espacial ao centro em foto publicada em 2020.

Divulgação/Virgin Galactic

Eles se deslocaram a uma altitude de 15 quilômetros, onde a VSS Unity foi liberada e impulsionada rumo ao extremo da atmosfera. O ponto máximo do voo foi a 89 quilômetros, acima da altura estabelecida nos Estados Unidos para a fronteira espacial.

Nesse momento, a tripulação passou por alguns minutos de ausência de peso até iniciar o retorno para a pista do Spaceport America, nos Estados Unidos. O bilionário e os outros três passageiros puderam soltar o cinto de segurança e flutuar em gravidade zero por alguns minutos.

Tripulação da VSS Unity

Divulgação/Virgin Galactic

A missão da Virgin Galactic foi batizada de Unity 22, por conta do 22º teste de voo da aeronave. Apesar de ser o primeiro com todos os espaços ocupados, o voo foi o quarto da empresa a contar com tripulação.

O empreendimento de turismo espacial é mais um na longa lista de Richard Branson. Por meio do conglomerado Virgin, o empresário está envolvido em dezenas de negócios, como transporte aéreo e telecomunicações.