Winston Groom, autor de 'Forrest Gump', morre aos 77 anos, diz agência

Winston Groom, autor de 'Forrest Gump', morre aos 77 anos, diz agência
Groom escreveu outros 15 livros, entre ficção e não ficção e atuou como jornalista. Obra inspirou filme de sucesso com Tom Hanks. Winston Groom autografa exemplares de 'Forrest Gump' em 21 de agosto de 1995

AP Photo/Anders Krusberg, File

O escritor Winston Groom, autor do romance "Forrest Gump", morreu aos 77 anos no sul do Alabama, nos Estados Unidos, segundo a agência Associated Press.

"Embora seja lembrado por criar 'Forrest Gump', Winston Groom foi um jornalista talentoso e notável autor de história americana. Nossos corações e orações são estendidos a sua família", disse a governadora do Alabama, Kay Ivey, em um comunicado.

O livro de Groom deu origem ao filme estrelado por Tom Hanks e vencedor de seis Oscars, entre eles melhor filme, direção, roteiro e ator. Ele conta a história de um homem especial, que acompanha os principais eventos do século 20.

O escritor se formou na Universidade do Alabama em 1965. De acordo com a AP, Groom serviu o Exército americano até 1969, com missões no Vietnam. O local se tornou uma das passagens de Forrest Gump e também material para outra história publicada por Groom.

Em sua obra, estão outros 15 livros, entre obras de ficção e não ficção, com temas variados: da Guerra civil americana, à primeira guerra mundial e até um time de futebol do Alabama.

Seu livro mais mais recente foi publicado em 2016. "El Paso" é ambientado na revolução mexicana. Segundo a sinopse oficial, o livro coloca o lendário Pancho Villa contra um magnata das ferrovias, com uma história "cheia de tiroteios, fugas ousadas e uma tourada inesquecível".