Marcelo Callado aponta álbum 'Saída' com música inspirada por livro de líder indígena

Marcelo Callado aponta álbum 'Saída' com música inspirada por livro de líder indígena
Artista apresenta parcerias com Ava Rocha e Bem Gil no disco programado para 2 de outubro. ? Ao ganhar de presente da parceira Rosa Barroso o livro Ideias para adiar o fim do mundo (2019), escrito pelo líder indígena mineiro Ailton Krenak, o compositor e músico carioca Marcelo Callado jamais imaginou que a leitura ia dar em música. Mas deu.

Tudo é natureza – single que aponta Saída, quarto álbum solo desse artista projetado como baterista da BandaCê, de Caetano Veloso – nasceu sob inspiração da ideologia do livro de Krenak.

"Inspirado por alguns pensamentos do autor, me pus a refletir e a escrever sobre a importância fundamental do exercício do diálogo em nossa existência, a fala e a escuta, de um modo geral, não só entre uma humanidade homogênea que somos instruídos a crer, mas sim entre tudo que constitui a natureza", relata Callado.

Disponível desde sexta-feira, 11 de setembro, o single Tudo é natureza apresenta uma das 11 músicas do álbum Saída, programado para ser lançado em 2 de outubro em edição da gravadora YB Music.

Inteiramente inédito e autoral, o repertório do disco inclui músicas compostas por Callado com parceiros como Ava Rocha (Borboletas e Verso vivo), Bem Gil (Conte comigo), Bruno Di Lullo (Curtavida), Daniel Gnattali (Toque de mãe), Pedro Montenegro (Agora créu) e Rosa Barroso (À prova e Simbora). Sozinho, Callado assina as músicas Assis Bueno 37, O horror e a já mencionada Tudo é natureza.

Com capa que expõe Callado em pintura de João Rivera fotografada por Nelson Ribeiro, o álbum Saída foi gravado pelo artista entre março e agosto deste ano de 2020, no Vovó Estúdio, na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ), com produção musical orquestrada à distância pelo próprio Callado.

O álbum Saída tem participação da cantora Silvia Machete e os toques dos músicos Ana Frango Elétrico (baixo), Caio Paiva (guitarra), Guilherme Lirio (vários instrumentos), Iuri Brito (guitarra), Karin Santa Rosa (guitarra), Moreno Veloso (violoncelo), Paulo Emmery (guitarra, baixo e voz), Pedro Fonte (percussão), Pedro Sá (guitarra), Raquel Dimantas (teclados), Rodrigo Maré (percussão) e Vovô Bebê (flauta).

Marcelo Callado lança o álbum 'Saída' em 2 de outubro com onze músicas autorais

Fabiana Comparato / Divulgação

? Eis, na ordem do disco Saída, as onze músicas que compõem o repertório autoral do quarto álbum solo de Marcelo Callado:

1. Tudo é natureza (Marcelo Callado)

2. Verso vivo (Marcelo Callado e Ava Rocha)

3. Assis Bueno 37 (Marcelo Callado)

4. Toque de mãe (Marcelo Callado e Daniel Gnattali)

5. Curtavida (Bruno Di Lullo e Marcelo Callado)

6. Borboletas (Ava Rocha e Marcelo Callado)

7. Agora créu (Marcelo Callado e Pedro Montenegro)

8. À prova (Rosa Barroso e Marcelo Callado)

9. Simbora (Rosa Barroso e Marcelo Callado)

10. Conte comigo (Bem Gil e Marcelo Callado)

11. O horror (Marcelo Callado)
Acompanhantes Goiania