Paróquias de Porto Ferreira celebram Corpus Christi com centenas de fiéis no Ginásio de Esportes Adriano José Mariano

As paróquias da Igreja Católica em Porto Ferreira se reuniram no Ginásio de Esportes Adriano José Mariano para celebrar, na manhã desta quinta-feira (16), a missa de Corpus Christi, que foi oficiada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Pe. Eduardo Milaré.

O padre Alexandre, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi o responsável pela homilia da celebração, já o reitor do Santuário de São Sebastião, Pe. Amarildo, foi o encarregado de dar a benção do Santíssimo Sacramento após a procissão. O Diácono Eurípedes, que faz seu estágio pastoral no município, também participou da missa.

Durante os anos de 2020 e 2021, a festividade teve de ser adaptada para não causar aglomeração de pessoas devido à pandemia da Covid-19. Já para este ano, as atividades retomaram quase a sua normalidade no município com a missa, seguida de procissão e bênção. Os tradicionais tapetes ornamentados no trajeto entre o ginásio e o Santuário de São Sebastião foram substituídos por cenas vivas de momentos bíblicos interpretadas por fiéis, durante toda a extensão do Calçadão Neno Perondi.

A missa seguiu as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019-2023. O leigo Lucas Leppi, que fez a animação inicial, fez questão de destacar que a casa é sustentada por quatro pilares essenciais: o pilar da Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã; o pilar do Pão que é a casa sustentada pela liturgia e sobre a espiritualidade; o pilar da Caridade que é a casa sustentada sobre o acolhimento fraterno e sobre o cuidado com as pessoas, especialmente os mais frágeis e excluídos e invisíveis; o pilar da Missão porque é impossível fazer uma experiência profunda com Deus na comunidade eclesial que não leve, inevitavelmente, à vida missionária.

Seguindo uma tradição já adotada em Porto Ferreira há alguns anos, Corpus Christi também conta com a arrecadação de alimentos, antes utilizados para servir de ornamentação dos tapetes, este ano ações nas várias comunidades estimulando a arrecadação, gincana na catequese uma das atividades, na chegada para a celebração estavam também sendo recolhidos e armazenados em um caminhão para futuro encaminhamento para as entidades sociais, e enfim o destino às comunidades mais necessitadas.

Comentários