As paróquias da Igreja Católica em Porto Ferreira se reuniram no Ginásio de Esportes Adriano José Mariano para celebrar, na manhã desta quinta-feira (16), a missa de Corpus Christi, que foi oficiada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Pe. Eduardo Milaré.
O padre Alexandre, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi o responsável pela homilia da celebração, já o reitor do Santuário de São Sebastião, Pe. Amarildo, foi o encarregado de dar a benção do Santíssimo Sacramento após a procissão. O Diácono Eurípedes, que faz seu estágio pastoral no município, também participou da missa.
Durante os anos de 2020 e 2021, a festividade teve de ser adaptada para não causar aglomeração de pessoas devido à pandemia da Covid-19. Já para este ano, as atividades retomaram quase a sua normalidade no município com a missa, seguida de procissão e bênção. Os tradicionais tapetes ornamentados no trajeto entre o ginásio e o Santuário de São Sebastião foram substituídos por cenas vivas de momentos bíblicos interpretadas por fiéis, durante toda a extensão do Calçadão Neno Perondi.
A missa seguiu as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019-2023. O leigo Lucas Leppi, que fez a animação inicial, fez questão de destacar que a casa é sustentada por quatro pilares essenciais: o pilar da Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã; o pilar do Pão que é a casa sustentada pela liturgia e sobre a espiritualidade; o pilar da Caridade que é a casa sustentada sobre o acolhimento fraterno e sobre o cuidado com as pessoas, especialmente os mais frágeis e excluídos e invisíveis; o pilar da Missão porque é impossível fazer uma experiência profunda com Deus na comunidade eclesial que não leve, inevitavelmente, à vida missionária.
Seguindo uma tradição já adotada em Porto Ferreira há alguns anos, Corpus Christi também conta com a arrecadação de alimentos, antes utilizados para servir de ornamentação dos tapetes, este ano ações nas várias comunidades estimulando a arrecadação, gincana na catequese uma das atividades, na chegada para a celebração estavam também sendo recolhidos e armazenados em um caminhão para futuro encaminhamento para as entidades sociais, e enfim o destino às comunidades mais necessitadas.
© 2025 | Jornal do Porto - Fundado em 5 de junho de 1977 | Fundador: João Roberto Bellini | Conselho Administrativo: Professora Mafalda A. Scheffer Bellini | Diretor: André Luis Bellini - MTB 0080630/SP | Endereço: Rua 29 de julho, n. 1231 - Sala 2 - Centro - Porto Ferreira | Contato: (19) 3581-1227 | [email protected]
Portal de Notícias Gerenciável desenvolvido por Vupler.com