A Cidade Faz o Show - parte 3

Transformações urbanas em Porto Ferreira.

Houve um tempo em que os carroceiros prestavam um trabalho imprescindível nas cidades. Grande parte dos serviços era efetuada nos veículos puxados pelos cavalos e a paisagem urbana estava indissoluvelmente ligada às charretes e carroças, uma frota à disposição para o lazer e trabalho, contribuindo com o avanço da cidade. As recordações atingem um tom de nostalgia, saudade de uma época em que o cavalo era indispensável na rotina da cidade.

A Cerâmica

Na década de 20, um grupo de homens corajosos e dotados de grande espírito empreendedor, fundou em Porto Ferreira (Estado de São Paulo) uma pequena cerâmica para a produção de louças de mesa. O ramo industrial foi eleito meramente porque havia disponibilidade local de dois fatores: uma das matérias-primas a empregar nesse ramo e algum conhecimento técnico específico entre os participantes.

Círculo dos Orquidófilos de Porto Ferreira.

Professora Olímpia Teixeira.

Família Mãe Maria.

Coral Nestlé - Salmo Cem.

"A Cidade Faz o Show" da TV Cultura, programa apresentado pelo jornalista Júlio Lerner, tinha como objetivo mostrar as cidades, suas histórias, seus fatos pitorescos e suas inovações em prol do desenvolvimento. O programa foi gravado em Porto Ferreira na década de 80.

Comentários