BRK Ambiental completa 1.163 dias sem acidentes em Porto Ferreira

Índice é atingido no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

BRK Ambiental completa 1.163 dias sem acidentes em Porto Ferreira


Nesta segunda-feira, dia 27 de julho, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e tornou-se oficial em 1972.

Responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, a BRK Ambiental já atua há 1.163 dias sem incidentes com afastamento, ou seja, 3 anos. O resultado demonstra compromisso da empresa com a segurança e a saúde de seus funcionários que, só em 2019, realizou 5.161 horas de treinamentos.

Além disso, a área de Segurança do Trabalho da unidade realizou inspeções em campo e reuniões com as lideranças das áreas, integrou os prestadores de serviços, implementou procedimentos, gerenciou os riscos e acompanhou de perto os trabalhos críticos, tudo com o objetivo de reduzir os riscos.

"A data serve para que toda a sociedade possa refletir sobre a importância da segurança e da saúde no trabalho. Na BRK Ambiental, trabalhamos com a vertente de que todo incidente pode ser prevenido, não importa o potencial de risco. A vida dos funcionários é o mais importante e deve ser preservada sempre", explica Rodrigo Dias, Diretor de Operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

Nova metodologia

Há um ano, a concessionária iniciou a implantação do projeto SWMS - Safe Work Management System, traduzido para o português: Sistema de Gerenciamento de Trabalho Seguro.

O método consiste em sempre verificar quais são as atividades de risco, o que elas podem ocasionar, quais as medidas que podem ser tomadas para controlar esses riscos e evitar que acidentes aconteçam. O objetivo é avaliar os riscos e focar nas atividades de maior complexidade e que apresentam médio e alto risco para os funcionários.

Para a inserção do programa, todos os funcionários passaram por um treinamento em que foram apresentados o método e ferramentas para aplicá-lo. Uma dessas ferramentas é o Plano Diário de Segurança do Trabalho (PDST) que determina que a equipe executora do trabalho deva avaliar as atividades de médio e alto risco nas etapas da tarefa e propor as barreiras de controle, proteção e suporte para minimizar o risco de acidente.

"Com a implantação desse método, criamos uma padronização para avaliar os riscos e antecipá-los, evitando que ocorram. Além de criar uma cultura de preservação à vida", complementa o diretor.