Sindicer realiza assembleia para adequação do Selo de Indicação Geográfica

Sindicer realiza assembleia para adequação do Selo de Indicação Geográfica

O Sindicer – Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Porto Ferreira, realizou em sua sede, uma assembleia com seus associados para discutir as adequações necessárias sobre o registro do Selo de Indicação Geográfica dos produtos cerâmicos fabricados em Porto Ferreira.

O Selo de Indicação Geográfica (IG) remete à localização de origem e às condições especiais da fabricação de produtos, permitindo que os consumidores tenham a certeza de que estão adquirindo um produto diferenciado pela qualidade da sua procedência, além de valorizar a cultura local e fomentar atividades turísticas.

As adequações foram requisitadas pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, autarquia responsável pelo registro do Selo, que ao realizar uma dupla analise do processo de obtenção da titulação de indicação geográfica dos produtos cerâmicos, fez algumas exigências de mérito, indicando pontos que deveriam ser ajustados na regulamentação do Selo.

A iniciativa do Selo de Indicação Geográfica de Porto Ferreira está sendo promovida em conjunto com a Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que conduz todo o processo, que se encontra em fase final.

Ao receber as exigências de mérito solicitadas pelo INPI, os técnicos da Prefeitura Municipal solicitaram junto a presidência do Sindicer, a convocação de uma assembleia para que se pudesse colocar em pauta as adequações solicitadas. O pedido foi prontamente atendido e por deliberação da assembleia foram sanados os apontamentos feitos pelo INPI. Participaram da assembleia, associados do Sindicer e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo que conduzem o processo de registro de obtenção do Selo junto ao INPI.

Por medidas de segurança, o número de participantes foi reduzido, sendo que todos os participantes utilizaram máscaras de proteção fácil, fizeram a devida higienização das mãos com álcool gel 70% e respeitaram o distanciamento social.