BRK Ambiental faz limpeza preventiva de 30 quilômetros de redes de esgoto em Porto Ferreira

A previsão é que, até o final deste ano, 60 quilômetros de redes passem pela limpeza.

BRK Ambiental faz limpeza preventiva de 30 quilômetros de redes de esgoto em Porto Ferreira

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, realizou a lavagem preventiva de 30 quilômetros de redes coletoras de esgoto do município, no primeiro semestre deste ano.

"A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais. Por isso, temos a preocupação de intensificar esse trabalho ano após ano", explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

A previsão é que, até o final deste ano, 60 quilômetros de redes passem pela limpeza.

Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área técnica verifica por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem) os trechos com maior número de entupimentos e realiza vistorias preventivas em poços de visita.

A partir da identificação, um caminhão hidrojato é utilizado na limpeza. "Uma mangueira de 120 metros de comprimento com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. A água em alta pressão quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes e todo o lixo e a gordura são sugados para o caminhão", complementa o gerente.


Lixo na rede de esgoto

Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes.

"A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido e um dos maiores desafios enfrentados pela BRK Ambiental em Porto Ferreira é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais", complementa o gerente.

Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados, dentro das tubulações, materiais estranhos, tais como, restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e de estações tratamento de esgoto (ETEs) da cidade.


Atendimento 24h

A BRK Ambiental Porto Ferreira mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24h/dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que são realizadas rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

A concessionária reforça que a recomendação dos órgãos de saúde é para que as pessoas fiquem em casa, por conta da pandemia da Covid-19. Por isso, a BRK solicita aos clientes que priorizem os canais digitais, como o site (www.brkambiental.com.br/porto-ferreira) e a página da BRK no Facebook (facebook.com.br/brk.ambiental). O site funciona 24 horas por dia e por meio dele é possível solicitar uma série de serviços sem a necessidade de deslocamento até o posto de atendimento. A emissão de 2ª via e a consulta de débitos estão entre os serviços mais procurados pelos clientes e ambos podem ser realizados rapidamente por telefone ou pelos canais digitais. A concessionária disponibiliza ainda o telefone 0800 771 0001.