Vacinação contra a gripe é estendida em Porto Ferreira até o dia 24 de julho

Vacinação contra a gripe é estendida em Porto Ferreira até o dia 24 de julho


Ministério da Saúde encerrou, na terça-feira (30), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que teve início em 11 de março. Apesar disso, a vacina ainda pode ser obtida nas unidades de saúde, já que o ministério orientou estados e municípios a estenderem a vacinação ao público em geral, enquanto durarem os estoques.

Assim, em Porto Ferreira, segundo a Vigilância Epidemiológica, a vacinação foi estendida até o dia 24 de julho, em caso de ainda haver estoque, e as doses serão aplicadas em todas as pessoas que procurarem as unidades.

A medida tem como objetivo evitar o desperdício de doses nas localidades que não alcançaram a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário.

O Ministério da Saúde alerta que se manter imunizado é uma questão de proteção social. Além disso, a pasta tem orientado todas as equipes de saúde do País quanto às medidas de segurança para evitar infecções e realizar uma vacinação segura para a população e as equipes de saúde.

O Ministério distribuiu 100% das doses da vacina para todos os estados do País, um total de 79,9 milhões de unidades. O investimento foi de R$ 1,1 bilhão na aquisição das doses da vacina para as três fases.

Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados, até maio de 2020, 1.517 casos de influenza (gripe) em todo o País, com 209 mortes. No ano passado, foram contabilizados 5.800 casos e 1.122 vítimas da doença no Brasil.