Alunos da escola Dr. Djalma Forjaz participam de Concurso de Matemática

Mesmo durante a pandemia os estudantes mantiveram a tradição de participação

Alunos da escola Dr. Djalma Forjaz participam de Concurso de Matemática

Na última semana aconteceu a versão online do Concurso Canguru de Matemática Brasil. O concurso ocorre anualmente e podem participar todos os alunos das escolas públicas e privadas brasileiras, desde o 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF), transformando-se na maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países.

No Brasil, o Concurso é realizado desde 2009 e a cada ano a Comunidade Canguru cresce ainda mais. A escola Dr. Djalma Forjaz participa há 3 anos, visando fortalecer o estudo, de maneira interessante e contextualizada, ampliando e incentivando o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, além de estimular a capacidade dos alunos em sentir prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática, pura ou aplicada.

"Devido à pandemia, este ano as inscrições abrangeram apenas os alunos dos 8os e 9os anos. Mesmo assim, nós tivemos uma participação de mais de 40 estudantes e isso nos deixou muito satisfeitos, diante da responsabilidade dos alunos pelos seus estudos, rumo à excelência acadêmica", afirmou a coordenadora da área de ciências da natureza e matemática, professora Maria Paula Caramigo Bueno.

No Brasil, o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início, em 2009. Em 2018, foram mais de 2500 escolas e aproximadamente 500 mil alunos participantes.

A reportagem conversou com três alunos da escola, que demostraram muito disposição e alegria com relação ao Canguru: A Evelyn Fernandes da Silva, do 9.º ano A fez o seguinte relato: "Eu achei o concurso muito mais fácil do que as provas de matemática que fazemos na escola e consegui fazer com muita facilidade, só achei uma, ou duas, mais complicadas. Tirando essas, foi muito tranquilo."

Já Lorenzzo Luiz de Melo, do 8.º ano A comentou sobre a organização da competição: "O concurso teve uma ótima organização, com perguntas de nível fácil e outras mais difíceis. Realmente fizeram um bom trabalho. As perguntas mais difíceis, também consegui responder, mas exigiu bastante concentração e raciocínio".

Por fim, a Yasmim Vieira da Cruz, estudante do 8.º ano A, que adora participar do concurso, fez o seguinte comentário: "Eu gosto muito de matemática e, por isso, gostei de fazer a prova. Achei um pouco complicado pelo motivo de ser online e, também, pelo pouco tempo que tínhamos – 1h40m – para responder as perguntas e fazer os cálculos. Aprova não foi difícil e achei divertido fazê-la."

Como pudemos perceber o Concurso Canguru de Matemática Brasil é uma ótima ferramenta de motivação e entusiasmo para as escolas e os estudantes. Segundo o diretor Sérgio Martins, "os alunos vibram em poder fazê-la!"

Ano que vem tem mais.