Hospital Dona Balbina suspende cirurgias eletivas para manter estoque de medicamentos

Hospital Dona Balbina suspende cirurgias eletivas para manter estoque de medicamentos


A reportagem do Jornal do Porto apurou que o Hospital Dona Balbina, de Porto Ferreira, suspendeu a realização de cirurgias eletivas, que são aquelas não emergenciais. O objetivo é manter o estoque de medicamentos, como os anestésicos, que também são usados para os pacientes que precisam de intubação por conta da pandemia de covid-19.

Assim como ocorre em todo o país, o HDB encontra dificuldades para a aquisição de anestésicos como Roncuronio, Pancuronio, Atracurio, Midazolam e Fentanila. O estoque médio atualmente é para um período de 15 a 20 dias.

Um relatório do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgado no último sábado (27) mapeou os estoques de medicamentos em unidades de saúde dos estados e apontou situação de desabastecimento de alguns produtos e risco de falta de outros nos próximos dias.

O levantamento teve como foco remédios usados em unidades de terapia intensiva (UTIs), estruturas fundamentais para atendimento a pacientes, especialmente no cenário em que a demanda aumenta com vários leitos sendo ocupados por pacientes que evoluíram para quadros graves de covid-19.

Entre os medicamentos objeto da análise estão sedativos, anestésicos, bloqueadores neuromusculares e substâncias utilizadas na sedação e intubação de pacientes.

São Paulo, estado que tem a maior população do país e epicentro da pandemia de covid-19, tem apenas um item indisponível, mas há 14 medicamentos cujo estoque deveria durar apenas cinco dias.