Brasil, essa é sua cara!

Brasil, essa é sua cara!


Pito

A sessão da Câmara na segunda-feira terminou com um pito do presidente num ex-prefeito. Ao que tudo indica, Dr. Maurício Rasi, hoje no MDB, que semana passada fez uma "live", ou seja, um vídeo em redes sociais, no qual fez críticas à Câmara Municipal atual.

Ajoelhou...

Falando que agora a moda são as "lives", o presidente retrucou: "Ex-prefeito veio aqui ficar de joelho para os vereadores, pedindo por favor pra aprovar as contas, quando o Tribunal de Contas reprovou. Aí a Câmara era boa. Agora a Câmara é fraca. Nós somos fracos mesmo. Acho que a gente deveria ter seguido o Tribunal de Contas e reprovado as contas porque erro tinha. Se foi reprovada conta de ex-prefeito é porque não tinha coisa boa", disse.

Uai!

A fala soou no mínimo um pouco estranha. Ora, se não devia ter aprovado as contas, se tinha erro, por que aprovaram então? Faltou responsabilidade para a Câmara ou foi excesso de "compaixão" com o ex-prefeito? Ou tem mais coisa aí? Lembrando que o único que votou contra a aprovação foi Dentinho.

E o PT?

Na sequência, sobrou até elogio para o Partido dos Trabalhadores. "E agora vem falar que Câmara é ruim? Porque votou o financiamento? Só que esqueceu que tem vereador aqui que tá falando, que tá no partido dele que votou a favor do financiamento. Tanto um, como outro. Que agora o Kiko não pode falar da rodoviária. Mas ontem podia. Então tem ex-prefeito que não pode falar mais de verba, porque já não tá no PT e quem trouxe verba no passado foi o PT. E é isso. Falar dos outros é fácil. Vocês sabem por que vocês tão falando? Eu sei, a cidade tá crescendo e vai continuar crescendo", terminou o presidente da Câmara. Que coisa!

Plantão

Um amigo disse que no sábado uma denúncia sobre despejo de esgoto não tratado no córrego Santa Rosa, supostamente pela BRK Ambiental, fez o superintendente da Agência Reguladora trabalhar. Aleluia.

Cadê

E a moita de bambu lá pelos lados da futura ponte do Santa Rosa, que já tinha sido roçada outro dia, agora parece que foi arrancada mesmo. Sumiu sem deixar saudades.

Pesquisa

Os comentários nas rodas políticas esta semana foram sobre uma suposta pesquisa eleitoral contratada por um grupo político da cidade. Não vamos dar detalhes, porque eu nem vi e não sei se esta pesquisa realmente existe. O que posso afirmar é que os grupos que vão disputar as eleições estavam agitadíssimos. Alguns muito felizes. Outros, parece que passou um caminhão por cima. Poxa vida.

Quer voltar

O chacoalhão parece ter sido tão grande que um passarinho disse que viu um pré-candidato a prefeito ir falar com outro pré-candidato, tentando uma composição. Detalhe: pedindo para ser o vice desse outro. Não sei se foi pedido de joelhos, mas que foi surpreendente, isso foi. Só que parece que o outro descartou a solicitação. Agora seria um pouco tarde para arrependimentos.

Vice é vice

Outros comentários sobre essa tal pesquisa é que foram lançados 8 nomes para a composição da chapa do dono da pesquisa, ufa, vice é vice. E olha, tem gente brava pois pela tal pesquisa o nome sumiuuuuuuu. Isso porque a coisa já estava certa lá de cima entre os partidos. Ai, ai, ai. Essa tal política. Mas vice é vice.

Agradecimento

Gostaria de agradecer o Artur Borges da Farmácia Santa Rita, pelas palavras proferidas para este colunista. São relatos como o seu, meu caro amigo, que nos fazem seguir em frente e se dedicar cada vez mais a essa coluna e ao nosso jornal que são feitos com o mesmo carinho no qual senti em suas palavras. Valeu!

Lágrimas

Em conversa com outro amigo, ele disse que está vendo pelo andar das coisas na política local que muitos candidatos a vereador irão chorar "lágrimas de sangue" nessa campanha para vereador. Putz, disse a ele que também acho. Parece estar muito claro que será uma época dura para todos os candidatos. Estimam-se mais de 200 candidaturas para 11 vagas.

Esforço

Tivemos aqui essa semana na redação do Jornal do Porto alguns assinantes que são enfermeiros e médicos que nos relataram algumas situações e que gostaria de parabenizar o corpo clinico, enfermeiros e todos os funcionários do Hospital Dona Balbina que estão na linha de frente e que não estão medindo esforços para atender e lidar com essa situação que nos encontramos devido a pandemia e também com o dia-a-dia do hospital. Á todos o nosso muito obrigado.

Nova data

E a Câmara Federal aprovou na quarta-feira a proposta de emenda à Constituição que adia as eleições municipais de outubro para novembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. A medida foi promulgada ontem pelo Congresso. O calendário inicial previa as eleições municipais em todo o país nos dias 4 e 25 de outubro. Com a aprovação da PEC as datas passam para 15 de novembro, dia de votação do primeiro turno, 29 de novembro, dia de votação do segundo turno onde ele for necessário.

Barganha

A coluna comentou algumas vezes a probabilidade de alteração da data. Pelo que vinha se discutindo, seria muito difícil a proposta passar na Câmara Federal, porque ali havia muita gente interessada que o pleito ocorresse na data original. Mas, como tudo que envolve nosso Congresso, nada que R$ 5 bilhões despejados nas bases não resolvam, não é mesmo? Parece que este foi o montante que fez os nobres deputados federais mudarem de ideia. Preocupação com covid? Ah tá.

Bom ou ruim?

E o que os analistas falam sobre este adiamento de mais 42 dias, ou 6 semanas? Tudo depende muito de cada localidade e suas circunstâncias. Mas, de modo geral, dizem que este adiamento não é muito bom para quem está no poder e tenta uma reeleição. Isto porque a pandemia vem provocando muitos desgastes na imagem de governantes, o que é natural. Está sendo muito difícil agradar a todos. E as pessoas tendem a guardar mais as ações negativas do que as positivas. De outra forma, é muito mais fácil você criar um inimigo do que receber gratidão. Mas, como política não é ciência exata, por outro lado, aqueles governantes que estão mandando bem na pandemia podem se fortalecer ainda mais. Lembrando que a visibilidade de quem está no poder está maior que o normal.

Disputa interna

O Ministério Público Federal está em guerra interna. De um lado, a cúpula da Procuradoria-Geral, comandada por Augusto Aras. De outro, integrantes de forças-tarefas da Lava Jato. A disputa envolve manifestações públicas e movimentos nos bastidores.

Medida externa

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu que o órgão de controle investigue suspeitas na condução da Lava Jato em Curitiba, incluindo um suposto sumiço de aparelhos de interceptação telefônica. Os procuradores da força-tarefa paranaense negam irregularidades.

Foro do primogênito

Flávio Bolsonaro obteve foro privilegiado no caso das rachadinhas da Assembleia do Rio a partir de decisão do Tribunal de Justiça. O filho mais velho do presidente e hoje senador vai agora ter essa condição especial analisada pelo plenário do Supremo. Uma decisão deve vir só em agosto, após o recesso do Judiciário.

60 mil

O Brasil superou a marca de 60 mil mortos pela covid-19, num universo de quase 1,5 milhão de casos confirmados. Ou seja, praticamente uma Porto Ferreira inteira desapareceu dizimada pelo coronavírus. O número de mortos dobrou em um mês e aqui em Porto Ferreira tivemos, infelizmente, a segunda morte. Mais do que nunca precisamos nos cuidar, usar máscaras, manter distanciamento, usar álcool em gel, lavar as mãos e só sair para aquilo que for realmente essencial.

Doutor honoris quase

Cinco dias após ser nomeado ministro da Educação, o professor Carlos Decotelli pediu demissão do governo Jair Bolsonaro. A decisão ocorre em razão dos erros em seu currículo, que exibia títulos acadêmicos inexistentes e trabalhos não realizados. Ele nem chegou a tomar posse. Até ontem de manhã, não havia substituto. Será que vão colocar um militar qualquer para tapar buraco, como fizeram na Saúde, outra área essencial?

Currículos inflados

Decotelli foi o terceiro ministro da Educação a sair do cargo no governo Bolsonaro. E não é o primeiro integrante do primeiro escalão do presidente a inflar o currículo. Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e Damares Alves, da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por exemplo, já fizeram isso. Caramba!

Recorrência

Primeiro ministro da Educação do governo Bolsonaro, Ricardo Vélez Rodríguez tinha 22 erros em seu currículo Lattes, conforme revelou o portal Nexo em março de 2019. O sucessor Abraham Weintraub chegou a ser apresentado por Bolsonaro como "doutor", título que não tem, conforme revelou a revista Época. Caramba! Caramba!

Fake news

Por 44 votos a 32, o Senado aprovou o projeto de lei que pretende endurecer o combate às notícias falsas. Conhecido como PL das fake news, o dispositivo segue para a Câmara. Entidades da sociedade civil e das empresas de tecnologia enxergam excessos no projeto. Uma das previsões mais contestadas nas primeiras versões do texto-base, a exigência de documentos oficiais para criar contas em redes sociais foi rejeitada pelos senadores.

Brasileiros barrados

A União Europeia confirmou que brasileiros, americanos e russos não estão entre as 14 nacionalidades autorizadas a entrar no bloco após a reabertura, que começou na quarta-feira. A medida foi tomada porque, nesses países barrados, a pandemia está fora de controle.

E vice-versa

Já o governo brasileiro prorrogou por mais 30 dias a proibição da entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no país, com exceções para residentes ou portadores de determinados vistos. A medida está valendo desde 22 de maio.

Sem campanha

O candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, anunciou a suspensão de todos os comícios de campanha até segunda ordem. A medida foi tomada em obediência às recomendações de estudiosos da pandemia. Queria ver um político brasileiro fazer o mesmo.

Auxílio emergencial extra

O governo Bolsonaro confirmou que vai pagar duas parcelas extras de R$ 600 do auxílio emergencial, voltado a desempregados e trabalhadores informais e autônomos de baixa renda prejudicados pelos efeitos econômicos da pandemia. Inicialmente, o programa tinha prazo de três meses: abril, maio e junho. Mas... tem gente que não recebeu nem a primeira. Vai entender.