Comitê de enfrentamento decidiu prorrogar restrições por mais uma semana

Durante a reunião também foram debatidas as ações de fiscalização pela força-tarefa que envolve Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária

 Comitê de enfrentamento decidiu prorrogar restrições por mais uma semana

Em nova reunião por videoconferência na tarde desta sexta-feira (03/07), o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 (Comitê Extraordinário Covid-19) decidiu prorrogar por mais uma semana, ou seja, até o dia 12 de julho (domingo), as medidas de restrição de atividades econômicas adotadas desde o último dia 24 de junho.

Segundo avaliação divulgada pela Secretaria de Saúde durante a reunião, as taxas de incidência e de internação, principalmente nos leitos de UTI, continuam altas. Lembrando que as medidas mais restritivas adotadas no final de junho levam cerca de duas semanas para começarem a mostrar resultados. Assim, uma nova avaliação será feita no final da próxima semana para verificar as medidas a serem seguidas.

Nos casos de UTI, por exemplo, enquanto a taxa mundial de internação é da ordem de 5%, em Porto Ferreira ela atingiu até o momento 16,67%, o que demonstra um comportamento de covid-19 no município diferente do esperado.

Porto Ferreira passou a adotar as medidas restritivas previstas na fase vermelha do Plano São Paulo, do Governo do Estado, além de algumas especificações próprias. As regras constam do decreto 1.281/2020.

Durante a reunião também foram debatidas as ações de fiscalização pela força-tarefa que envolve Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária, que seguirá atuando com firmeza para fazer cumprir as determinações sanitárias.

Ainda foram discutidos outros assuntos, como a criação do protocolo de tratamento precoce na rede pública, com disponibilização de medicamentos aos pacientes SUS, entre outros temas.