Motos BMW vão frear e acelerar sozinhas com novo sistema adaptativo de velocidade

Motos BMW vão frear e acelerar sozinhas com novo sistema adaptativo de velocidade
Tecnologia manter√° automaticamente dist√Ęncia de veículo à frente, como j√° acontece nos carros. BMW ter√° motos com sistema adaptativo de velocidade

A BMW anunciou que vai introduzir o sistema de controle de velocidade adaptativo em suas motos, em breve. Isso significa que os modelos com a tecnologia poder√£o frear e acelerar sozinhos, como acontece j√° em muitos carros com essa tecnologia.

O sistema, chamado de "Adaptive Cruise Control", vai controlar a velocidade da moto e a dist√Ęncia do veículo que est√° à frente. Ainda n√£o se sabe a qual de suas motocicletas a tecnologia vai chegar, mas este tipo de sistema é indicado a modelos utilizados em longas viagens.

Motos BMW ter√£o sistema adaptativo de velocidade

Divulgação

De acordo com a empresa, o objetivo é trazer mais conforto e seguran√ßa para o motociclista. Feito em parceria com a Bosch, o dispositivo vai se basear na velocidade escolhida pelo motociclista, como em um "piloto autom√°tico" convencional.

Mas, a partir daí, sensores v√£o detectar a velocidade do veículo mais a frente e, eventualmente, desacelerar e acelerar. V√£o existir 3 níveis de dist√Ęncia escolhidos pelo usu√°rio, e o sistema também vai atuar em curvas, se adequando a uma velocidade compatível, diz a fabricante.

Sistema BMW manter√° dist√Ęncia de outro veículo automaticamente

Divulgação

Ainda n√£o vai 'andar sozinha'

A nova tecnologia mostrada pela BMW é apenas um passo para as motos se tornarem mais autônomas, um movimento que j√° est√° bem mais avan√ßado nos automóveis. Com apenas duas rodas, esses veículos também precisam do equilíbrio para andar, mas j√° existem tecnologias que prometem "quebrar" essa barreira.

BMW mostra moto que dirige sozinha

A própria BMW revelou sua "moto que anda sozinha", em 2018, em uma R 1200 GS adaptada com a tecnologia; antes, em 2016, também mostrou um conceito que "nunca cai".

BMW mostra conceito de moto que n√£o cai nunca

Por sua vez, Honda e Yamaha est√£o trabalhando em tecnologias que ajudam o motociclista a se equilibrar na moto.

Sal√£o Duas Rodas 2019 - programa ao vivo - bloco 4

No Sal√£o Duas Rodas 2019, o público brasileiro poder conferir a moto da Yamaha que é controlada por gestos.