WhatsApp lança figurinhas animadas e modo escuro para a versão web

WhatsApp lança figurinhas animadas e modo escuro para a versão web
Aplicativo também vai permitir, em breve, adicionar contatos por código QR. WhatsApp anuncia QR Code para adicionar usu√°rios, figurinhas animadas e modo noturno na vers√£o Web

Divulgação

O WhatsApp anunciou nesta quarta (1¬į) uma série de novas fun√ß√Ķes para a plataforma. Entre as novidades est√£o o lan√ßamento das figurinhas animadas, o modo escuro para o WhatsApp Web, melhorias nas chamadas de vídeo e a possibilidade de, em breve, adicionar contatos por código QR.

Veja todas as novidades

Figurinhas animadas: o aplicativo lançou um pacote de figurinhas animadas, que vai dar mais vida a uma das formas de comunicação que se tornou bastante comum na plataforma. A plataforma não especificou se os usuários vão poder criar figurinhas animadas como fazem atualmente com as estáticas.

Adicionar contato com código QR: segundo o aplicativo a novidade ainda n√£o est√° funcionando, mas ser√° possível adicionar um contato escaneando um código QR ao invés de ter que adicionar a pessoa na lista de contatos manualmente.

Modo escuro na web: a vers√£o desktop do mensageiro agora também ganhou o modo escuro, que chegou para os usu√°rios na vers√£o mobile no início do ano.

Chamadas em vídeo com destaque: agora é possível destacar um dos usu√°rios de uma chamada de vídeo. O WhatsApp lan√ßou v√°rias funcionalidades de vídeo nos últimos meses, como a expans√£o do número de pessoas numa mesma chamada, que agora permite até 8 usu√°rios, e a introdu√ß√£o do Salas de Messenger.

Pagamentos no WhatsApp seguem bloqueados

Em junho, o aplicativo havia escolhido o Brasil para testar uma fun√ß√£o de envio e recebimento de dinheiro, usando cart√Ķes cadastrados.

WhatsApp vai permitir enviar e receber dinheiro pelo aplicativo

A fun√ß√£o, no entanto, foi suspensa pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O BC determinou na ocasi√£o que as bandeiras de pagamento Visa e Mastercard, que viabilizavam as opera√ß√Ķes financeiras, paralisassem a fun√ß√£o para que o órg√£o pudesse avaliar riscos e garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

J√° o Cade, que via potenciais riscos para a concorrência com o anúncio, retirou na ter√ßa-feira (30) a medida cautelar que impedia a cria√ß√£o do sistema de pagamento lan√ßado pelo Whatsapp. O órg√£o de defesa da competi√ß√£o afirmou, porém, que vai continuar investiga√ß√£o sobre a parceria.

Em nota, o WhatsApp afirmou que est√° trabalhando junto às autoridades para restaurar o servi√ßo. " O Banco Central expressou sua inten√ß√£o de encontrar um caminho com a Visa e a Mastercard para que o servi√ßo prossiga, além de envolver outras autoridades para resolver quaisquer dúvidas pendentes", disse Will Cathcart, chefe do WhatsApp.

'Expresso Futuro': veja a revolução do pagamento digital na China