Colgate, Best Buy, Hershey e Puma engrossam lista de boicote ao Facebook contra discursos de ódio
Lista de apoiadores do movimento 'Stop hate for profit' tem mais de 100 empresas. Campanha pede que não sejam feitas publicidades na rede social em julho. Zuckerberg apresentando o novo visual do Facebook, em 2019Reprodução/FacebookBen & Jerry's, Best Buy, Colgate, Hershey e Puma engrossaram a lista de marcas citadas como apoiadoras do movimento que pede boicote ao Facebook, iniciado nos últimos dias nos Estados Unidos.A campanha propõe que as empresas deixem de anunciar na rede social em julho, para pressionar a companhia - que também é dona do Instagram - a tomar medidas mais rígidas contra postagens que contenham discursos de ódio. O movimento "Stop hate for profit" ("Dê um Basta no Ódio por Lucro", em tradução livre) contava, até a última segunda (29) com quase 100empresas e marcas na lista de apoiadoras, entre elas, Unilever e Coca-Cola. Nesta terça (30), já eram 129, a maioria norte-americanas. O grupo pretende conquistar apoio global.Por que gigantes suspenderam publicidade nas redes sociaisAlgumas empresas disseram que vão estender a pausa para além de julho, caso da Clorox, que vai deixará de anunciar no Facebook até dezembro, e outras, como a Coca-Cola, estenderam a medida às demais redes, como Twitter e YouTube.Certas empresas tomaram atitudes semelhantes, mas não declararam apoio ao movimento, como é o caso da rede de cafeterias Starbucks e da Microsoft.Veja empresas que aderiram à campanha ou, de forma independente, anunciaram pausa em anúncios pagos em redes sociais:AdComplyRxAdidasAdventure JournalAffirmArcanist PressArc'teryxArka Pana ConsultingArtbees SoftwareAshby & GraffAspen SnowmassAtlas Pet CompanyAtomic EmpireBabyEcoTrends.comBeam SuntoryBen & Jerry'sBest BuyBirchboxBlurry Bits PhotographyBurtonBwritrChange Agency MarketingCharm SandChavalChobaniCityAdvisorClarus HRClif Bar & CompanyClimate RideClorox CompanyCoca-ColaColgate-PalmoliveCoolidge Corner Theatrecove.toolCrow Flies PressDashlanedaviesnowDenny'sDermatonicsDETH KULTDiageoDockersecoRI NewsEddie BauerEdinburgh EventsEILEEN FISHEREqual EntranceExpeditionsFordFortress of IncaFSAstore.comGerardoGIN - Greater Inflight NetworkHaven LifeHigherRingHighway RoberyHondaHoudini SportswearHPiHerbIpsun SolarJanSportKid MadeModernKINDKush QueenLendingClubLevi'sLifestrawLimeadeLimestone PostLocal PostalLockdowneconomy - UKLotus Q InclululemonMadewellMagnolia PicturesMassMutualMatoukMatte PRMECMenlo JazzerciseMicrosoftMindful QAModern FarmerMozillaNonbeenary DesignsOpenWorksBmorePatagoniaPatagonia ProvisionsPatreonPearBudgetPeter TogelPilates BluePLAZMPumaRead Between the Wines Podcast BBCReebokREIReVision EnergySAPSharperTradesSocial Work Test PrepSomoto Canyon ToursSortyourfutureSourceSpark ToroSparkChargeSpiders and MilkStarbucksSVBTalkSpaceThe Carbon Literacy ProjectThe Hershey CompanyThe Jewish BoardThe North FaceThe Tea BookThriving DesignTrashPandasTVOfficialUnileverUNLIT® The Hangover Recovery DrinkUpworkVansVerizonViberVoicebrookWendy's WalkersWestern Environmental Law CenterwettribewherewemetWilliams-Sonoma, Inc.Willow Lane CollectiveWoven TrendsYes Plz CoffeeZoeFinancialO que diz o FacebookNa sexta-feira (26), o Facebook anunciou que começaria a rotular publicações com potencial de causar dano ou desinformação.O fundador da empresa, Mark Zuckerberg, também disse que vai proibir anúncios que digam que "pessoas de raças, etnias, nacionalidades, religiões, castas, orientações sexuais, identidades sexuais ou status de imigração específicos" são uma ameaça aos demais.Na última segunda (29), o Facebook anunciou ainda que se submeterá a uma auditoria que vai avaliar a atual política de anúncios, conteúdo pago e controles de segurança de marca.Com uma perda de US$ 56 bilhões (R$ 306,8 bilhões) do valor de mercado do Facebook na última sexta, quando as ações caíram 8% na bolsa de Nova York, Zuckerberg viu sua fortuna diminuir em US$ 7,2 bilhões (R$ 39,4 bilhões), segundo a agência Bloomberg.